Por Tercio Baggio (*)
Em termos de segurança, a aviação é uma referência muito superior em relação ao transporte terrestre. Se comparado ao traslado de carro em direção ao aeroporto, haverá 8 vezes menos risco de perder a vida comparado ao momento em que você colocar o pé numa aeronave.
Muito embora tenha sido em solo o local em que passamos milhões de anos desenvolvendo nossa espécie, criamos um meio de transporte muito mais seguro fazendo aquilo que não nos é natural: voar. Vamos analisar alguns pontos que tornaram essa arte tão mais segura em relação ao rodar sobre círculos de borracha em terra firme.
1- Manutenção rigorosa. Na aviação, não se faz manutenção apenas para “não perder a garantia” ou quando o veículo quebra. As revisões em falta, são impeditivos para que a aeronave saia do chão. Cada peça tem uma hora de voo determinada. Nos automóveis, existem essas limitações previstas também, mas, em nossas experiências com blitz que realizamos em abordagens aleatórias, cerca de 20% dos veículos apresentam deficiência em equipamentos de segurança e deve-se levar em conta que não há obrigação de apresentar as revisões do veículo para poder circular, mecanismo que, entendo, seria mais eficaz que submeter veículos a vistorias obrigatórias.
2- Experiência conta. Para aeronaves maiores ou aeroportos com condições desfavoráveis, o piloto só poderá atuar após um certo número de horas de voos e tendo de frequentar cursos específicos para aquela operação. Levando isso para o mundo do solo, dirigir camionetes e SUVs sem controle de estabilidade (ESP) ou dirigir em rodovias de pistas simples, sem acostamento e de intenso movimento não deveria exigir alguns anos de experiência em condições mais tranquilas? Não é o que acontece. Um motorista com décadas de experiência na rodovia estará no mesmo pé de um jovem com sua carteira de habilitação provisória.
3- Infrações trazem enorme prejuízo para reputação: No solo, temos youtubers postando diariamente infrações de trânsito sem qualquer punição inclusive sendo remunerados por isso. Basta também dar um giro em qualquer rodovia para observar infrações graves com uma certa frequência. Na aviação, mais do que multas, infrações desse tipo podem eliminar a reputação de um piloto, dificultando em muito que lhe seja entregue uma aeronave novamente.
(*) Tércio Baggio é Policial Rodoviário Federal, pós graduado em segurança pública e cidadania, trabalha há 10 anos na assessoria de comunicação social da PRF.