Pertences das vítimas do acidente de ônibus que deixou 19 mortos em Alagoas

O fim do DPVAT, sacramentado hoje no Congresso, revela o descaso da elite política e de boa parte da sociedade com a população mais humilde. Protegidos atrás de seus carros, a elite de direita e esquerda não hesitou em virar as costas para os que não têm veículos e são as maiores vítimas do trânsito brasileiro: pedestres e passageiros, especialmente os mais pobres.

Essas vítimas, que já sofrem com a impunidade no trânsito, foram definitivamente abandonadas. Agora, terão de chorar seus mortos e cuidar dos inválidos sem nenhum suporte financeiro. O único seguro social do país, que por quase 50 anos garantiu um mínimo de dignidade a essas famílias, foi enterrado com a aprovação de 444 votos no Congresso e apenas 16 contra.Oportunistas de esquerda e direita votaram juntos porque são iguais.

A responsabilidade recai sobre o governo anterior, que deu início ao desmonte, e o atual, que se omitiu diante da tragédia anunciada. A extinção do DPVAT, e do seu natimorto SPVAT, é um retrocesso inacreditável, extinguindo um conceito revolucionário concebido pelo criticado governo militar para proteger as vítimas mais vulneráveis.

A comemoração dos “vitoriosos” se resume à economia de algumas dezenas de reais por ano, que muitos provavelmente gastarão em algumas horas, nos bares e restaurantes de luxo da capital federal.

Enquanto isso, as vítimas do trânsito — desprotegidas e invisibilizadas — seguirão sem amparo. Muitos desses algozes ainda dirigirão alcoolizados, amparados pela impunidade que nem a “Lei Seca” consegue combater integralmente.

Nestes seis dias que antecedem o Natal, estima-se que pelo menos 600 pessoas morrerão no trânsito brasileiro e outras 3.600 ficarão com sequelas. A maioria delas pessoas simples, sem recursos que herdarão apenas a dor.T

Todas essas vidas e histórias, agora mais desamparadas que nunca, são o reflexo de um país que escolheu a indiferença como política pública.

83 COMENTÁRIOS

  1. Tudo aqui nesse país tem pilantragem, pagamos impostos demais, porém, boa parte dos recursos arrecadados são roubados/desviados e o pouco que sobra é mal administrado. Se vivêssemos num país sério, onde houvessem punições pesadas para corruptos e ladrões, não teria a mínima necessidade de qualquer seguro pois teria recursos, mais que suficientes, para destinar ao pagamento de indenizações por acidentes de trânsito. Por mais de 30 anos paguei DPVAT e quando precisei recebi uma merreca. Gastei, em 2018, mais de 20k com médico, fisioterapia e medicamentos. Mesmo com sequela definitiva, apresentando todas as notas fiscais e documentação comprobatória, só me reembolsaram com pouco mais de 500 pila, valor este bem aquem ao previamente calculado na inicial do pedido. Aí tem-se a pergunta: será que não utilizaram meu caso para desviar parte da indenização para a conta alguém?

  2. Em um pais que quase 45% do valor do carro é imposto, ainda somos obrigados a pagar mais 4% do valor do veiculo a cada ano e mais 1,5% de licencuamento anual, chega ser absurdo cobrar um valor a mais por um seguro para atender as vitimas de acidente, me diga pra onde vai toda essa grana que já somos obrigado a pagar todos os anos além do altissimo imposto que pagamos na compra do veiculo? Os valores arrecados com as multas? Por que não é usado para atender os mais carentes? O governo militar implantou o DPVAT mas na época não se pagava licenciamento anual, pagavamos apenas o seguro. O que a página tinha que fazer era cobrar o governo pra utilizar melhor o valor dos imposto que já pagamos para ter o direito de usar o carro.

  3. Se cobrasse um calor justo todos
    Concordaria em sem problema,mas cobram um valor exorbitante além das multas e ainda o ipva. Tem que acabar com esses impostos mesmo.

  4. Findam com o DPVAT, mas não findam com os endinheirados “filhinhos di mamãe”que com Porsche, Ferrari, Maserati e outros, assassinam no trânsito trabalhadores pais de família ou a família inteira que (voltava de um passeio) e ficam soltos sem sequer sentir o cheiro de uma cela, pois tem condições de recorrer em liberdade pagando de dois a três advogados, e muitos até comprando sentenças, coisa esta, que “85%” das vítimas que morrem ou ficam aleijados,inválidos para sempre não tem. Vítimas estas que levam anos lutando e após uma mega burocracia conseguem uma “merrequenta” aposentadoria que mal da para suprir suas necessidades básica e aí já estão muito próximo da morte. Será que é vantagem transformar um braço jovem e saudável de trabalho em um aposentado???

    • Vc devia se decepcionar também com a quantidade de dinheiro que tomam do povo brasileiro,via DPVAT,,, O Bolsonaro deixou de cobrar esse roubo,vcs de esquerda o obrigaram,via famigerado STF! Bolsonaro atendeu, passou a cobrar apenas 12 reais,foi o suficiente pra cobrir todas a indenizações durante dois anos,,,será que vai faltar dinheiro pra cobrir essa esmola ou vc devia tá cobrando atual governo,responsabilidade e respeito pelo povo humilde desse país????

  5. Já que acabaram o SDPVT,deveriam direcionar uma porcentagem do atual IPVA pois pagamos muito caro para ter um carro 4% no estado de são Paulo,esse dinheiro vai tudo p o governador que não faz um educação de trânsito nas rua e estradas fora as fábricas de multas isso já cobre acidentes

  6. Discordo. O trânsito é responsabilidade de todos. O estado deve prestar assistência e presta assistência ao acidentado através da rede pública de saúde. Ninguém fica desamparado. Quem vai ficar desamparado, são as seguradoras e corretoras de seguro que viviam disso. Parabéns pelo fim do DPVAT.

    • Ninguém fica desamparado? Você acredita nisso de verdade? Então explique como serão indenizados os 35 mil mortos por ano e os mais de 200 mil inválidos que todos os anos são vitimados pela violência no trânsito brasileiro?

  7. Nunca as noticias foram claras,e se vê que na hora de lascar o pobre todos os políticos são igual viram aí ? Todos eles se uniram pra acabar com o único sopro de vida que o pobre tinha em caso de acidente e pra sua recuperação de saúde ,,que vergonha ,já não acreditava no país a anos atrás e agora estou convicto que tenho razão !!! Na hora do luxo e gastança,se unem pro ( bem ) deles mesmos ,deviam aproveitar e tirar logo essas leis de embriaguez ao volante ,dirigir sem abilitacao,carro ser aprendido com documento atrasado enfim deixar correr frouxo logo! Já que não temos mais direito a vida nesse país ,que seja uma morte rápida sem sofrimento ,e se for possível não ficar numa sala de hospital sofrendo sem perspectiva de vida útil !!!!! Tai falei

    • Tem que acabar de vez com estes impostos só serve para encher os bolsos dos corruptos que estão em Brasília.

  8. A idéia e o objetivo do DPVAT são nobres. O problema é a má administração dos recursos e o momento que foi votado, com pouca informação, se tornando impopular pelo fato de ser mais um imposto.

  9. O brasil é capitalista e essa ofença as vítimas de acidente infelizmente é uma vergonha. Isso é para a gente saber e aprender a votar. Porque na época de eleição é gasto milhões tirado dos nossos impostos que todos pagam.

  10. Os governos militares foram contra o DPVAT?ué,estranho,o DPVAT teve início em 1974,em plena ditadura militar.

    • O governo militar criou o DPVAT e quem extinguiu com ele foi um capitão, que diz representar a direita, junto com vários esquerdistas. Portanto, a demagogia da política estava unida e representada em 444 votos contra 16.

  11. Só sabe o quanto o dpvat é valioso na vida de uma pessoa vítima de acidente quanto vc precisa .

  12. Então…deixa eu dizer uma coisa…paguei DPVAT durante décadas e quando precisei, me decepcionei…tive despesas médicas de R$ 3.500,00…entrei com pedido de reembolso de R 3.100,00, que era o teto na época e sabe quanto recebi? R$ 190,00…entrei com recurso e sabe quanto me pagaram a mais? R$ 60,00. Será que vocês não entenderam, que se trata de formação de quadrilha ( mais uma). Esse país é uma piada

  13. Os recursos do antigo DPVAT, além de ser usado nos custos com despesas médicas e etc., deveriam ser utilizados na educação de trânsito tanto para motoristas e pedestres. Acredito eu, que contribuiria muito na diminuição de acidentes.
    Ademais, as sanções punitivas deveriam ser eficientes e eficazes, pois, hoje, o que vemos, é muita impunidade para os crimes de trânsito.

  14. DPVAT realmente tinha que acabar, uma vazamento precisei do seguro e eu só consegui o ressarcimento das despesas que tive com remédios e consultas .(Tive que comprovar através de notas fiscais), só me pagaram 600 reais. Era um seguro muito caro para a seguradora Líder e um retorno muito pequeno.
    O tanto de imposto que nós pagamos é suficiente para o governo indenizar os acidentados.
    A grande maioria das pessoas que tem carro não são pessoas ricas como dá pra entender nessa matéria, pelo contrário são pessoas humildes que dão a vida pra ter um carrinho pra dar conforto à sua família.
    Sou contra ao DPVAT, e todo tipo de aumento de imposto.
    Conversa fiada esse papo de ajudar os menos favorecidos cobrando mais impostos.

    • Em média 35 mil pessoas recebeiam indenização por morte e mais de 250 mil por invalidez permanente. Todas essas pessoas e seus familiares ficaram órfãos e a maioria absoluta é de pessoas humildes, com carro ou sem ele, de moto ou a pé.

  15. Sacanagem é deixar o DPVAT para enriquecer as seguradoras.
    Pago seguro e por que pagar DPVAT?

  16. O DPVAT nunca atendeu a população mais carente, sempre atendeu interesses de despachantes advogados aproveitadores, dinheiro nunca atendeu as necessidades dos acidentados que rara me ente eram beneficiados pelo seguro.
    Matéria enviesada!

    • Apresente dados que comprovem sua tese. Estudamos o uso do DPVAT há mais de 20 anos, as falhas e aprimoramentos. Os relatórios anuais, enquanto era administrado por um consórcio das seguradoras estão disponíveis online e podem ser questionados. Aqui está o link: https://www.seguradoralider.com.br/Centro-de-Dados-e-Estatisticas/Relatorio-Anual Desafiamos a encontrar o mesmo relatório desde que a Caixa Econômica assumiu os recursos do DPVAT, no governo anterior e no atual. As nossas matérias serão sempre enviesadas em prol das vítimas porque somos ligados a várias entidades de vítimas que sabem as dificuldades que as pessoas mais pobres, maioria da população, enfrenta nessas ocasiões. Além do drama humano.

  17. DPVAT só serve pra ser mais uma taxa pra furar o bolso do proprietário de veículo automotor. Andei por DÉCADAS de moto, sofri acidentes e nunca consegui nenhum tipo de cobertura do DPVAT. Só é eficiente na hora de cobrar no começo de ano , na hora de indenizar é uma burocracia desgraçada até fazer vc desistir. Já vai tarde.

  18. Deixa de ser babaca….já pagamos impostos demais e sustentamos vagabundo dos demais …..

    • Pelo nível do seu comentário deu para perceber que est[a mais próximo dos babacas e vagabundos dos que querem discutir um tema tão sério com responsabilidade. Este portal não é seu lugar. Procure seus iguais.

  19. Eu, vendo agora esses argumentos, sinceramente não tenho uma opinião formada. O maior problema aqui é a quantidade de fraudes a esse seguro obrigatório e a ausência de fiscalização. Esquema envolvendo despachantes e clínicas de fisioterapia, inclusive foi objeto de reportagem. Era uma verdadeira indústria da fraude do DPVAT

    • As fraudes ocorriam por falta de empenho das autoridades. Já o consórcio das seguradoras , que administrava o seguro, aperfeiçou muito os controles e agia para denunciar as fraudes. Para entender melhor como funcionava o DPVAT, quando um trabalhador era atropelada a família tinha direito ao equivalente praticamente a 12 salários mínimos de indenização. Não era necessária identificar quem atropelou, caso fugisse do local, nem a culpa, ou mesmo se o dono do veículo tinha seguro em dia, pagou ou não o DPVAT. Por isso o seu caráter social. Com o fim do seguro, as vítimas ficam totalmente desamparadas. No caso da morte de um trabalhador, por exemplo, a família não receberá nada caso não seja identificado quem o matou. Quando o motorista é identificado, é preciso provar sua culpa, torcer para que tenha seguro ou patrimônio para indenizar a vítima, dentre outros fatores. Isto significa que esse processo pode demorar anos. Enquanto isso, como fica a família da vítima? Esse é o problema. O DVPAT foi uma ideia excelente, em que foram flagradas irregularidades, como em tudo neste país.

      • Mas o governo federal, preocupado com os pobres, certamente criará uma lei para que parte do dinheiro arrecadado com multas em todo o país, seja destinado a indenizar as vítimas e suas famílias. Dinheiro mais que suficiente, se não for desviado para o bolso ou cueca de algum político desonesto.

  20. Brasil é uma instituição moralmente falida !
    Infelizmente, o descaso com a população pobre é enorme. Precariedade nos hospitais, escolas, bairros, transporte público, etc. Pagamos altíssimos impostos para bancar as mordomias e altos salários dos políticos e “aquilo” que era usado para amenizar o sofrimento de parte de uma população “vulnerável”, agora considerado como “vitória” pelos empresários e políticos oportunistas, a sua extinção…

  21. Comentário idiota msm. Quer dizer q só pobre q sofre. E quanto a todo dinheiro arrecadado e roubado pelo governo??? Existe uma dificuldade gigante para quem deveria ter acesso a esse dinheiro.isso o idiota aí n comenta né??? A pqp, fora que já pagamos dpvat e junto pagamos pedágio, para que msm?? Tudo continua uma bosta nas estradas. Eh só para políticos terem de onde roubar.

  22. Kkkkkkkkkk, matéria tendenciosa, puxando brasa pra sua sardinha. Uma coisa. O acidente aí relacionado é um ônibus correto? Então querendo ou não a empresa só pode transportar passageiros se tiver totalmente licenciado. E portanto o ônibus é obrigatório ter seguro? Não venha dizer que o DPVAT era usado pelos mais necessitados porquê é mentira.

    • A diferença é que estudamos o tema há mais de 20 anos, como portal ligado as entidades de vítimas. Você tem apenas comentários sem nenhuma base de conhecimento. Apresente fatos, dados e não palavras vazias com insinuações levianas. Nosso portal não tem nenhuma ligação com segurados, quanto mais com políticos. Quanto ao ônibus mencionado, apresente o seguro pago? Veja quais as vítimas e familiares e receberam alguma indenização e depois volte para fazer seus comentários.

  23. Será que a causa da negação de se pagar mais um tributo não seja que o brasileiro já está com a “paciência ao zero” de se pagar tanta coisa neste país? Já não se paga coisa demais? Tudo tem imposto, a cada dia aparece um novo. No governo passado pelo menos estava na direção de se reduzir alguns, neste atual está bem ao contrário.

    • Os governos não são tão diferentes. O objetivo do governo anterior era tornar obrigatório o seguro para todos os veículos. Portanto, ao invés de pagar os previstos R$ 60,00 por ano do DPVAT, os proprietários teriam que arcar com seguros anuais que partiriam de R$ 2.000,00. Basta ver as manifestações da SUSEP, órgão responsável pelo setor no Brasil na época do governo anterior. Com certeza, muito em breve o lobby de políticos e seguradoras, ligados a todos os partidos políticos, vão apresentar projeto exigindo este seguro mais caro para todos os proprietários de veículos. Terão inclusive como justificativa de que assim é feito em outros países.O seguro social como o DPVAT, de algumas dezenas de reais, não gerava lucro. Era apenas uma obrigação legal.

  24. Parabéns pela colocação e pela explicação. Serve para alguns desinformados ou interesseiros de plantão, que está olhando para o outro lado, com que interesse eu não sei. Ou eu preciso explicar.

  25. Sugiro que todos os veículos sejam licenciados apenas após a contratação de seguro total.

    • Esse é objetivo por trás do fim do DPVAT. Passaremos de R$ 60,00 do seguro social para no mínimo R$ 2.000,00 pago por um carro popular. E nem assim as vítimas humildes estão protegias. Imagine um trabalhador que é atropelado e o motorista foge do local. Neste caso, não haverá nenhuma indenização para a família. Caso o motorista seja encontrado, será necessário verificar se tem seguro e patrimônio para indenizar a família. Mas será necessário comprovar a culpa. Processo que pode durar anos. Como fica a família neste caso que perdeu um ente querido que muitas vezes sustentava a casa?

  26. Cala a boca seu petista o povo está cansado de pagar impostos ainda mais se é pra ladrões

    • É curioso como você qualifica de petista, pelo simples fato de contrariar seu desconhecimento com a matéria. Você poderia explicar se na hora do acidente(sinistro) alguém pergunta em quem a vítima votou? Você acha que a violência no trânsito escolhe as vítimas por partido político? Portanto, quem recebia o DPVAT eram, na sua maioria, pessoas humildes em que muitos votaram no seu político de estimação e outras votaram no outro político de estimação. Nós somos ligados a entidade de vítimas e acreditamos tanto em políticos como em Papai Noel. Comentários como o seu revelam um tipo de brasileiro que não consegue entender a realidade do país, as dificuldades enfrentadas pelos mais humildes quando uma tragédia os afeta. Você só consegue usar slogans porque é incapaz de pensar por si. Lê todo dia o manual das bobagens que seu político de estimação manda repetir. Assim como os seguidores do atual mandatário do país. Vocês são iguais na ignorãncia . Por que não marcam um churrasco? Tem um grupo que garante que trará a picanha. Mas não contaria com isso.

  27. Totalmente contra ao DPVAT, servia apenas para enganar as pessoas e claro enriquecer políticos e seus afilhados. Com esquema de fraude.

  28. Quanta besteira, eu gostaria de conhecer alguém que precisou e conseguiu receber esse seguro por meios legais. DPVAT foi sim uma teta por muitos anos na mão de oportunistas. O valor ofertado então, cobria exatamente o quê? Quem defende esse impos”Tunio”, rima bem com infortúnio, provavelmente nunca precisou de um atendimento hospitalar público. Acabou a Teta? Começou o choro! Isso é a ordem natural das coisas.

  29. Matéria totalmente parcial e descabida. Reflete apenas a ideologia de seu autor.

    • A nossa ideologia é das vítimas de trânsito, as quais somos ligados. Caso comprove que quantos morreram no trânsito que eram de direita e quantos de esquerda, aí sim conseguirá identificar ideologia. Pela nossa experiência, a violência no trânsito não escolhe vítima por ideologia e partido político.

  30. No caso a matéria se refere aos pedestres que a grande esmagadora maioria não tem nenhum tipo de seguro se for atropelado por um dos carrões assegurados não tem nenhum tipo de proteção

    • Pedestres, passageiros de ônibus, foram o foco. Exatamente porque estes não tem veículo e só poderiam ser beneficiados. Motociclistas, por exemplo, em mais de 70% dos casos eram inadimplentes, ou seja, não pagavam sequer o DPVAT. Entretanto, quando sofriam um acidente(sinistro) não tinham cerimônia de pedir a indenização.

  31. Se informe mais, pois boa parte desse dinheiro estava indo pro bolso de alguns menos dos pobres acidentados, e se estivessem indo eram rios de dinheiro dos mais 100 milhões de veículos pagando esse tal DPVAT. Acho bom acabou a mamata.

  32. Recomendo ao editorial pesquisar a falta de transparência que havia no dpvat e consultar a quantidade de reclamações que existe. Por exemplo no reclame aqui. Assim sendo conclui-se que e um produto falido e que não funciona a muito tempo , demorou a ser enterrado. Pesquise

    • Bom, se o critério for reclamação do Reclame Aqui, então vamos acabar com milhares de empresas públicas e privadas. Quanto a transparência lei os relatórios; https://www.seguradoralider.com.br/Centro-de-Dados-e-Estatisticas/Relatorio-Anual Não adiante procurar os relatórios da Caixa Econômica para quem o presidente anterior entregou os recursos do DPVAT e nem para o governo atual. Eles não divulgam publicamente. Apenas usaram e usam o dinheiro na escuridão. Portanto, o fim do controle pelo consórcio que existia acabou com a transparência.

  33. Suas palavras estão cheias de viés. Não foi simplesmente cortado pelo governo anterior. Foi paralisada pois o dinheiro que havia lá, estava sendo usado de forma ilícita pelo governo que hoje está no comando. E um valor suficiente para pagar indenização de muitos anos. E as pessoas que precisavam não tinham acesso a esse seguro. Muitos eram enganados e roubados. Entendo sua frustração e real. Só poderia ser mais honesta. Criticando o governo anterior como esse que foi um dos responsáveis também pelo fim.

  34. Esses ladrões deveriam manter o dpvat e baixar o ipva, baixar o licenciamento, seria mais justo.

  35. Matéria paga para defender um bando de safados, DPVAT nunca foi a favor de humildes, tinham que cair nas mãos de advogados para conseguir alguma coisa, secou a teta.

    • Somos ligados a entidade de vítimas. Comprove o que está dizendo de que é matéria paga? Tenha coragem de dar seu nome e CPF para trataramos disso judicialmente. Escondido atrás de e-mail é fácil.

    • Precisava advogado se quisesse porque era possível solicitar sem advogado e foi extinto no governo Bolsonaro por que ele queria derrubar a seguradora Líder que era a única seguradora porque não gostava do deputado que era dono da seguradora, mas transferiu o saldo das indenizações para a caixa econômica que administradou os recursos até acabar , por isso o governo queria recriar porque esse seguro ajudava os mais pobres pedestres acidentados nas vias públicas por motoristas irresponsável e o valor seria irrisório, 60 reais por ano

  36. Reportagem mal feita e sem embasamento, ja pagamos imposto demais para sustentar esse desgoverno, fora DPVAT

    • Qual o seu embasamento? Pode apresentar seus estudos sobre o tema? Nós temos estudos e artigos publicados. Estudamos o tema há mais de 20 anos. Somos ligados a entidades de vítimas e conhecemos o drama dessas pessoas. Aguardamos seus estudos.

  37. Texto dendencio,a câmara está certíssima,me diz se alguém conhece alguém que se beneficiou pelo DPVAT,
    O que precisamos e menos impostos não importa a sigla

  38. Como se não existissem outros impostos que custeiam a saúde pública.
    Essa matéria tem mais ideológico do que informativo.
    RIP JORNALISMO

    • Poderia informar como fica a situação de um trabalhador atropelado por um motorista que fugiu do local do acidente 9sinistro? Onde ele pode receber a indenização? Você fará um pix?

  39. Lamentável esse comportamento dos nossos políticos.
    Não sabem da dor e dificuldades das vítimas de acidentes de trânsito e seus beneficiários. Familiares de vítima de acidente fatal, que nem o funeral conseguiram pagar e outros que continuam debilitados e acamados, que muitas vezes não tem nem comida para se alimentar.
    Infelizmente deputados, senadores e outros que estão no poder não utilizam o SUS , nem dependem de indenização do Seguro DPVAT.

  40. Isso não é verdade, pois boa parte dos motoristas tem seguro particular. Entendo que o melhor caminho é que todos tenham uma seguradora de sua escolha (o que inclusive reduzirá preço dos seguros). Ao invés de alimentar uma seguradora escolhida pelo governo, sustentada por uma burocracia muito cara.

    • Em primeiro lugar a sua informação está totalmente equivocada. Menos de 30% dos proprietários tem seguro (https://www.fenacor.org.br/noticias/no-brasil-mais-de-70-dos-veiculos-nao-tem-seg ). Quanto ao valor do seguro, em média um carro popular custa R$ 2.000,00, portanto, não haverá redução. Aliás, compare com os R$ 60,00 previstos ou R$ 5,23 que eram pagos em 2020, quando o então presidente resolveu acabar com o seguro por demagogia mas não conseguiu de imediato.
      O que está ocorrendo é apenas fruto do lobby das seguradoras que desejam emplacar o seguro obrigatório. Em terceiro lugar, uma vítima atropelada numa rodovia ou via urbana, caso o proprietário do veículo fuja do local, jamais receberá absolutamente nada, mesmo do veículo segurado. É preciso identificar quem atropelou e ainda comprovar a culpa.
      O DPVAT, concebido na época do Presidente Geisel, visava dar algum amparo as vítimas, independente de culpa. Inclusive não importava se quem causou o acidente (sinistro) tinha seguro ou estava com ele em dia. Quando o ex-presidente acabou com o DPVAT ele transferiu as reservas para a Caixa Econômica, portanto, sequer seguradora, estatal escolhida por quem dizia defender a iniciativa privada. O objetivo foi usar o dinheiro para outras finalidades.
      O atual governo, quando acabou o dinheiro das reservas, porque a Caixa continuou administrando os recursos, resolveu recriar o DPVAT com outro nome. Os 444 votos a favor contra 16 contra, mostram que o governo atual é igual ao anterior e não tem a menor preocupação com as vítimas pobres. Portanto, caso queira fazer considerações sobre o tema estude o assunto. Ao invés de dizer que NÃO É VERDADE.

      • Acabar por demagogia? Vc devia estudar antes de postar besteira.
        A seguradora líder lesava os acidentados criando entraves pra nao pagar.
        Vc ta bem desinformado.
        Agora vc reclama com seu deputado e senador q aprovaram essa extinçao. Ou vc vai falar q nao votou em ninguem?

        • Nós estudamos o tema há 20 anos. Somos ligados a entidade de vítimas e analisamos inclusive os relatórios https://www.seguradoralider.com.br/Centro-de-Dados-e-Estatisticas/Relatorio-Anual . Os da Caixa Econômica não são disponibilizados publicamente, portanto, após 2020 ficamos na escuridão. Mas gostaríamos de saber quais os estudos você publicou, quantos artigos escreveu sobre o tema. Porque até o momento a única coisa que você fez foi falar besteira. Aguardamos suas obras intelectuais e sábias.

      • Vários governadores de praticamente 15 estados já haviam dito ao governo que não iriam aderir ao DPVAT em seus estados , por isso o governo não tinha maioria , agora esses governadores bolsonaristas que arquem com a ajuda as vítimas de acidentes

    • Nobre , acredito que você não tenha conhecimento como funciona de fato o Seguro DPVAT.
      Quando vítima de acidente de trânsito, seja ela motorista, passageiro ou pedestre, seja a vítima culpada ou não tem direito a receber uma indenização do Seguro DPVAT de acordo às sequelas deixada pelo acidente.
      Talvez você não saiba o que é uma família perder um ente querido em um acidente de trânsito e não ter dinheiro nem pra pagar um funeral.
      Boa sorte pra você e que Deus te proteja de qualquer acidente.

    • Concordo. A responsabilidade de indenização continua existindo. No caso do plano de saúde é a mesma coisa. Ou você paga um ou na hora de precisar paga pelo serviço médico contratado. A opção deve ser individual afinal a responsabilidade de responder pelas consequências é da própria pessoa

      • No caso de um pedestre atropelado, em que o motorista foge do local e não é identificado, como a família recebe indenização? No caso do motorista ser identificado e não ter seguro ou patrimônio, de onde saem os recursos? Para isso ainda será necessário comprovar a culpa do motorista. Portanto, são processos de anos. Enquanto isso as vítimas humildes ficam sem o ente querido, muitas vezes o responsável pelo sustento da família, e sem nenhum recurso.

    • Todos os políticos são iguais,,,uns para se manter no poder faz a vontade do mercado financeiro, outros por maldade mesmo ferra com o pobre,,,se correr o bicho pega se ficar o bicho come,,,eu estou todo arrebentado em acidente de trânsito, sem dinheiro,,,contava com esse dinheiro do DPVAT,,, invalidez permanente,,,acho que vou fazer uma fogueira e queimar meu título não vou votar mais, PRA MIM CHEGA, não vou votar nesses profissionais da política.

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