Por Frederico Menegatti*
Mesmo ainda pouco explorado, o mercado de telemetria e rastreamento está em constante crescimento e aos poucos vem se tornando uma alternativa de segurança e gestão para as empresas. Se por um lado o rastreamento leva mais segurança para os carros particulares, com o objetivo de diminuir o índice de roubos e furtos, por outro, para as empresas, suas ferramentas dão auxílio nas ações de logística e no gerenciamento de risco, ajudando a sanar possíveis gargalos e aumentando de forma significativa e definitiva a eficiência desse setor, fazendo com que a economia continue a rodar.
Atualmente, é impossível falar de qualquer assunto sem mencionar o impacto sofrido em diversos segmentos devido a pandemia do novo coronavírus. É um momento de muitas incertezas e a maior parte das empresas está aprendendo a operar nesse novo cenário. O mercado logístico também foi impactado e teve que ficar ainda mais atento ao processo de envio de mercadorias, que passou a ter prazos maiores devido aos cuidados de saúde necessários com as equipes de operação, principalmente daqueles que estão na linha de frente no transporte.
Isso porque, segundo levantamento realizado pela Intelipost , empresa focada em tecnologia inteligente para logística, entre os dias 26 de fevereiro e 10 de maio desse ano, houve um aumento de 48% nos pedidos online. Entre os setores que apresentaram crescimento no período estão Casa e Decoração (250%), Construção e Ferramentas (143%), Artigos de Bebê (126%), Eletrônicos (113%), Materiais de Escritório (107%) e Saúde e Beleza (102%).
Já o mercado de rastreamento teve que se adaptar ao aumento da procura por soluções que vem acontecendo neste início de pós pandemia, pois elas oferecem ferramentas que permitem gerenciar atividades à distância com a eficiência necessária, ajudando na diminuição do número de sinistralidade, roubo e furto da frota que, com o novo cenário econômico, passa se torna cada vez maior.
As tecnologias de rastreio têm muito a agregar, oferecendo mais do que comodidade a logística e transporte das empresas. Sei que aos poucos tudo vai voltar à normalidade, mas acredito que para os próximos anos a sinergia entre logística e rastreamento será ainda maior. Podemos esperar parcerias ainda mais consistentes, inteligentes e preditivas, aumentando a segurança e eficiência, otimizando a entrega dos produtos, reduzindo custos e aumentando a produtividade dos motoristas bem como a qualidade do serviço. O que gestores de ambos os mercados desejam é poder ter todo o controle da mercadoria durante seu percurso de entrega, com segurança e gerando mais confiança do cliente, tornando-o mais que um consumidor, um defensor da marca.
(*) Frederico Menegatti é CEO e fundador da Getrak, maior provedora de tecnologia para rastreamento da América Latina