A viagem para as regiões dos Lagos e Serrana via BR-101 Norte ficará mais demorada a partir da semana que vem. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) começará, quarta-feira, a recuperar o piso, as muretas e os guarda-corpos do Elevado Roberto Silveira, num trecho da rodovia em Niterói. Devido à obra, em pleno período de férias escolares, o órgão interditará as pistas parcialmente, adotando faixas reversíveis de tráfego. Para permitir esta última mudança, amanhã serão retirados 60 metros da mureta central. As obras fecharão, das 12h às 18h, duas das quatro pistas da via.
Segundo o superintendente da 8 Unidade Local do Dnit, engenheiro Marcelo Cotrim, as obras fazem parte da segunda etapa de recuperação do elevado, que tem 360 metros de extensão e corria o risco de ruir, como O GLOBO informou em maio, por apresentar problemas em sete dos oito dentes gerber (estruturas de encaixe das vigas de apoio). Além disso, apresentava desgaste aparente, com ferragens à mostra e trincas na laje, buracos na pista e muretas quebradas. A reforma deve durar quatro meses.
— A pedido da prefeitura de Niterói, vamos retirar apenas 60 metros da mureta e analisar ao longo da obra se a medida foi satisfatória — explicou Cotrim.
Elevado será liberado para caminhões até 45 toneladas
Segundo o engenheiro, a adoção da faixa reversível visa a amenizar o impacto no trânsito, uma vez que uma das quatro pistas estará sempre fechada. As outras três serão manejadas conforme o movimento no horário do rush. De manhã, duas pistas serão abertas para o trânsito no sentido Rio, e a outra no sentido contrário. No fim da tarde, será o inverso.
Além da interdição parcial das pistas, os motoristas voltarão a conviver com caminhões de grande porte no elevado a partir da semana que vem, pois o Dnit pretende liberar a passagem de veículos de até 45 toneladas. Atualmente, apenas veículos com até 30 toneladas podem passar pela via.
O secretário de Turismo de Cabo Frio, Gustavo Beranger, considerou inoportuna a data de início dos trabalhos. Ele teme que o serviço prejudique o turismo na Região dos Lagos.
A secretária municipal de Trânsito e Transporte de Niterói, Dayse Monassa, pretende se reunir hoje com representantes do Dnit e da concessionária que administra a Ponte Rio-Niterói para traçar um plano conjunto de gerenciamento das obras. Semana que vem, o diretor-geral do Dnit, Mauro Barbosa da Silva, virá ao Rio para vistoriar as obras na BR-101 Norte e lançar o Programa de Sinalização nas Rodovias Federais (Pro Sinal), que prevê obras em 48 mil quilômetros de rodovias do país, ao custo de R$ 275,3 milhões.