Se os motoristas que trafegam diariamente pela PI-130 estão acreditando que a estrada será refeita ates do meio do ano, podem perder as esperanças. Após uma paralisação de cerca de 90 dias as obras recomeçaram na última sexta-feira(9), mas num ritmo tão lento que mal dá para ver alguns operários trabalhando. Para completar, as chuvas começaram a cair com uma grande intensidade na região de modos que os trabalhos deverão ser suspensos nos próximos dias.

A forte chuva que caiu na noite de sexta-feira em Teresina já demonstrou como serão os trabalhos. Na manhã de sábado estava previsto que os operários iriam começar a usar as máquinas mais pesadas na compactação da estrada, mas este trabalho, segundo os próprios operários, foi suspenso porque a chuva deixou o terreno muito encharcado e os responsáveis pela obra acharam melhor não arriscar e atolar os tratores.

Para que os operários não ficassem mais um dia sem nada fazer, a construtora os colocou para fazer serviços secundários, como as caneletas nos locais de escoamento de água e concluir parte do acostamento da via.

A estrada é uma das mais importantes da região de Teresina e é por ela que escoa toda a produção, principalmente de telhas e tijolos que são fabricados diariamente por várias cerâmicas ali instaladas. É nas margens da PI-130 que ficam alguns dos povoados mais importantes de Teresina, como o Cerâmica Cil e a Nazária, que a partir do dia primeiro de janeiro deixou de ser um povoado e se transformou no 224º município do Piauí.

A obra de recuperação da rodovia começou no meio do ano passado depois que os moradores e motoristas reclamaram muito da buraqueira em que se encontrava a pista, responsáveis por vários acidentes, alguns deles, fatais.
Através do Departamento de Estrada de Rodagens(DER), o Governo do Estado anunciou que iria reconstruir totalmente a pista num TRECHO aproximadO de 80 quilômetros, começando no bairro Angelin próximo ao Motel Garden.

Mas cerca de seis meses já se passaram e a obra ainda não chegou na sua metade prevista. Apenas 35 quilômetros foram construídos de pista até nas proximidades do povoado Bom Jardim. Neste trecho nem a sinalização ainda está completa.

Os moradores da região do Bom Jardim já estão se mobilizando novamente para protestar caso a obra seja suspensa logo. Foi principalmente por causa dos seus protestos que os trabalhos reiniciaram na semana passada e muitos não querem que o pó da estrada seja substituído pela lama do inverno.