Serviços atingiram 35% do total de serviços, de acordo com o DER de Minas
Aguardada há mais de quatro décadas pela população de Nova Morada de Minas, em Minas Gerais, as obras de pavimentação de 37 quilômetros da MG-415, na região Central do Estado, estão com mais de 35% dos serviços concluídos e já há trechos recebendo a última camada de asfalto na pista. Entretanto, os trabalhos só serão finalizados em 2026.
De acordo com o Departamento e Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG), paralelamente a esses serviços em andamento, há várias frentes de trabalho executando serviços de terraplenagem, drenagem e sub-base, etapas que antecedem a pavimentação definitiva da via.
Segundo o DER, o investimento é de R$93 milhões. A pavimentação da rodovia, entre Morada Nova de Minas até o entroncamento da BR-040, na região Central do Estado, é considerada um marco, bem como a realização de um sonho dos moradores da região, é viabilizada por meio do “Caminhos para Avançar – Novas Estradas“.
Acordo judicial
De acordo com a Autarquia, a pavimentação recebe recursos do Acordo Judicial, referente ao rompimento de barragem em Brumadinho, que tirou a vida de 272 pessoas e gerou uma série de danos sociais, econômicos e ambientais.
Ainda segundo o DER, a obra beneficia, diretamente, mais de 33 mil pessoas – de Morada Nova de Minas e Três Marias. As intervenções também vão contribuir para potencializar o agronegócio e o turismo locais. Além disso, a previsão é que mais de 1,4 mil empregos sejam gerados direta ou indiretamente na região durante a execução dos serviços.
Os serviços no trecho da MG-415 foram definidas em Consulta Popular, realizada em 2021, com a participação de mais de 10 mil pessoas. Morada Nova de Minas é um dos 26 municípios da Bacia do Rio Paraopeba considerados diretamente atingidos pelo desastre. Mais informações no site do DER de Minas.