
Alteração, de acordo com a concessionária, é necessária ao avanço dos trabalhos da nova pista
No próximo dia 27 deste mês, será fechado o retorno do km 233, pista sentido Rio de Janeiro, da Via Dutra (BR-116), em Piraí (RJ). O bloqueio, de acordo com a concessionária responsável pela via, é por conta do avanço das obras da Nova Serra das Araras. O fechamento é provisório, e terá duração estimada de seis meses.
Segundo a concessionária responsável, a medida é necessária porque o traçado das novas pistas será implantado na área atualmente ocupada pelo retorno, tornando inviável a realização das obras e a manutenção da estrutura existente, além de comprometer a segurança de quem utiliza o local.
Ainda de acordo com a empresa, o retorno será restabelecido após a conclusão dessa etapa das obras, com previsão de liberação em dezembro, período em que deverá ser feita a inauguração do último viaduto da nova pista de descida, o que permitirá manobras mais seguras, sem cruzamento em nível entre os fluxos de tráfego.
Rotas alternativas
Enquanto estiver bloqueado, os usuários deverão utilizar rotas alternativas. Para veículos pesados, as opções de retorno serão:
- km 243, na região do Posto Mamão
- km 224, na região de Ponte Coberta
Já para veículos leves e vans, será implantada uma alternativa próxima à base operacional no km 233, com manutenção de duas faixas de rolamento, nos dois sentidos, e velocidade operacional de 40 km/h.
De acordo com estudos da concessionária, essa alternava tem capacidade para atender a cerca de 83% da demanda atual do retorno que será temporariamente fechado.

Cuidado redobrado
Por conta desses trabalhos, a concessionária reforçará a sinalização no trecho, com placas informativas indicando os próximos pontos de retorno e mensagens como “Último retorno antes da Serra das Araras”. Também serão realizadas ações de comunicação por meio de canais digitais, painéis de mensagem variável e parceria com prefeituras e comunidades locais.
O tráfego será monitorado continuamente pelo Centro de Controle Operacional da concessionária, com avaliação de filas, tempos de viagem e eventuais ocorrências. Caso necessário, ajustes operacionais poderão ser implementados com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Impactos no tráfego
Com base no histórico de tráfego no trecho, o fechamento deverá gerar impactos operacionais temporários, mas as soluções adotadas buscam equilibrar a segurança viária, a fluidez do tráfego e o avanço das obras.
Em situações emergenciais, como acidentes ou contingências, poderá ser implantada operação com faixa reversível temporária, de forma coordenada com a PRF e a área de Operação da concessionária.
Avanço das obras
As obras em questão integram o projeto da Nova Serra das Araras, na Via Dutra (BR-116). Tal empreendimento vai ampliar a capacidade da Dutra, melhorar a fluidez do tráfego e aumentar a segurança dos usuários que utilizam um dos principais corredores logísticos do país. Mais informações no site da concessionária e por meio do telefone 0800 017 35 36.
Leia também:
Obras na Serra das Araras, na Via Dutra, fecha retorno no km 233 até dezembro











