O Estado pretende retomar ainda no primeiro semestre deste ano as obras nos 11 quilômetros que faltam para a conclusão da RSC-481, entre Salto do Jacuí e Boa Vista do Incra. O secretário substituto de Infra-Estrutura e Logística do Estado, Adalberto Silveira Netto, assegurou ontem durante audiência com líderes das regiões do Alto Jacuí e do Centro-Serra que a rodovia faz parte das prioridades do governo para a conclusão em 2008. Ele informou que a governadora Yeda Crusius deve anunciar oficialmente entre março e abril o reinício dos serviços.

A audiência teve a participação de 31 líderes das duas regiões, entre deputados, prefeitos, vereadores, representantes de cooperativas e sindicatos. O encontro havia sido agendado pelo deputado Adolfo Brito (PP) com o secretário Daniel Andrade. Mas ele viajou a Brasília para uma reunião com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, para tratar sobre a reinclusão das duplicações da BR-392, entre Pelotas e Rio Grande, da BR-386, de Tabaí a Estrela, da BR-116, de Camaquã a Pelotas, e da conclusão da RSC-471 norte, ligação de Barros Cassal à RSC-287, em Santa Cruz do Sul, no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.

Mesmo sem a presença do titular da pasta, conforme Brito, o secretário substituto de Infra-Estrutura e Logística disponibilizou todas as informações. Conforme o parlamentar, a conclusão do trecho depende do investimento de R$ 9 milhões. A retomada das obras deve acontecer com recursos da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide-Combustíveis). Conforme Brito, o Estado recebe entre R$ 7 e 8 milhões de repasse todos os meses.

A RSC-481 se estende entre os municípios de Cruz Alta e Sobradinho. Desta cidade até Candelária, os veículos que trafegam em direção a Porto Alegre ou ao Porto de Rio Grande utilizam a RS-400. Brito disse que também ponderou sobre a necessidade de o Estado seguir com as obras na RS-410 e na RS-403, no trecho Candelária-Bexiga-Rio Pardo, que servirá para desafogar o trânsito na RSC-287, no trajeto de Candelária a Santa Cruz do Sul. Conforme o parlamentar, hoje há 9 quilômetros de Candelária à localidade de Pinheiro com asfalto que está se deteriorando.

O secretário substituto informou que o trecho está entre as prioridades do Estado, mas não há definição sobre a retomada. Brito informou que seguirá insistindo para sensibilizar o governo. A comitiva, principalmente os representantes de Candelária, também reclamaram das más condições do asfalto da RS-400, entre Candelária e Sobradinho. Informaram que o Daer diversas vezes se comprometeu em fazer operações de recuperação, mas os buracos seguem no trecho. O subsecretário disse que iria fazer contato com a unidade de conservação de Santa Cruz do Sul para obter uma posição.

EIXO NORTE DA RSC-471

O secretário estadual de Infra-Estrutura e Logística, Daniel Andrade, protocolou na tarde de ontem em Brasília pedido ao Ministério dos Transportes solicitando empenho para a federalização do eixo norte da RSC-471, entre Barros Cassal e Santa Cruz do Sul. O prefeito de Santa Cruz do Sul, José Alberto Wenzel, disse que conversou no fim da tarde por telefone com Andrade, que informou estar na expectativa de que ainda no primeiro semestre do ano se efetive a assinatura da medida, com a inclusão das obras no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal. Com isso, existe a possibilidade de haver a retomada dos serviços no segundo semestre de 2008. Wenzel também afirmou que a governadora Yeda Crusius pretende reforçar o pedido à ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, durante visita ao Estado hoje.