Alteração provisória do acesso ao bairro será feita somente pela pista sentido São Paulo.
Para dar continuidade às obras de ampliação da nova pista marginal na Baixada Fluminense, a NovaDutra (Empresa do Grupo CCR) interditará a saída da rodovia para o bairro de Agostinho Porto, no km 170,3 da pista sentido Rio-SP em São João de Meriti a partir da próxima segunda-feira (08/12). A interdição é necessária para a conclusão das obras da nova pista marginal.
Para o usuário que está na pista sentido São Paulo e deseja acessar o bairro, deverá fazer o retorno na altura do km 172, acesso a Belford Roxo (viaduto Coelho da Rocha), e acessar o bairro pela pista marginal sentido Rio de Janeiro. A saída do bairro para a via Dutra pela pista sentido Rio-SP não sofrerá alterações. A previsão é que o acesso ao bairro seja liberado novamente em 20 dias.
O SOS Usuário da NovaDutra já providenciou toda a sinalização de segurança na rodovia para orientar os usuários sobre a interdição do acesso e os desvios necessários para acessar o bairro de Agostinho Porto.
Sobre as obras da nova pista Marginal na Baixada Fluminense
A interdição integra as obras da nova pista marginal da Via Dutra, em São João de Meriti (RJ), entre os kms 169 (Casa do Alemão) e 172,9 (acesso a Belford Roxo), no sentido Rio-São Paulo. Com 3,9 quilômetros de extensão, duas faixas de rolamento e acostamento, o segmento visa desafogar o trânsito e reduzir o problema dos congestionamentos na região, principalmente nos horários de pico.
As obras incluem a construção de dois viadutos, localizados no km 170 (viaduto sobre a Avenida Agostinho Porto) e no km 170,9 (viaduto sobre a linha férrea da antiga RFFSA), uma nova ponte no km 172,5 e uma nova passarela para pedestres, maior e mais moderna, que substituirá a existente no km 171,8.
A previsão da NovaDutra é concluir a construção deste novo trecho de pista marginal no sentido Rio-SP em dois anos. As obras serão entregues por etapas, à medida que forem concluídas, de forma a garantir as condições de segurança e o menor transtorno possível aos usuários que trafegam na Via Dutra.
O custo das obras é de aproximadamente R$ 50 milhões. Entre os principais volumes envolvidos estão: 16 mil toneladas de asfalto; 179 mil m³ de terraplenagem; 12 mil m³ de troca de solo mole; 4,5 mil m de tubos de concreto para drenagem; 2,1 quilômetros de muros de contenção em terra armada e muro atirantado, além de 22 mil mudas de plantas e árvores em paisagismo.