CONTENÇÃO: Obras de contenção da encosta na BR-101, em Santa Catarina, estão sendo feitas no km 271, pista Sul, em Imbituba (SC). Usuários devem redobrar a atenção no local. Foto: Divulgação/CCR ViaCosteira

De acordo com a Via Costeira, responsável pela rodovia, serviços estão sendo realizados desde o início do ano; objetivo é aumentar a segurança dos usuários

As obras de contenção da encosta na faixa de domínio na BR-101, em Santa Catarina, estão sendo feitas no km 271, pista Sul, em Imbituba (SC), e requerem a atenção dos condutores, de acordo com concessionária ViaCosteira, responsável pela rodovia.

Ainda de acordo com a empresa, tais ações já vêm acontecendo desde janeiro deste ano em Paulo Lopes, Laguna, Tubarão, Jaguaruna e Sombrio, além de Imbituba, em Santa Catarina.

Segundo a concessionária, entre as intervenções realizadas, acontece o grampeamento em tirantes que são telas de alta resistência chumbadas no terreno e aplicado a técnica de bioengenharia com aplicação de biomanta para proteger o solo, o que permite o controle de deslizamento dos blocos e fragmentos de rochas preservando a vegetação. Ainda, a Concessionária promoveu melhorias nos dispositivos de drenagem, como aumento da capacidade, além das ações permanentes de conservação que garantem a limpeza e desobstrução dos mesmos.

No total foram utilizados mais de 600 m² de biomanta, implantados mais de 400 m² de tela metálica de alta resistência e 400 metros de implantação de grampos metálicos. Ainda foram implantadas 145 placas metálicas para ancoragem.

As ações tiveram início através do monitoramento constante e periódico das encostas, a fim de estudar as melhores alternativas possíveis de intervenção, aliando, acima de tudo, segurança, qualidade e agilidade.

Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU)

Os profissionais que trabalham à frente desses serviços são acionados pelo Centro de Controle Operacional (CCO), que recebe os chamados e, imediatamente, avisa as equipes mais próximas para que o atendimento ocorra no menor tempo possível.

No total são quatro Bases de Atendimento ao Usuário (Imbituba km 267 sentido sul, Laguna km 305 pista sentido norte, Sangão km 354 pista sentido sul e Santa Rosa do Sul km 447 sentido norte),19 equipamentos, sendo: 6 ambulâncias, das quais 2 são UTI’s móveis, 5 guinchos entre leves e pesados, 6 viaturas de inspeção de tráfego, 2 caminhões para apreensão de animais, 2 caminhões de combate a incêndio e duas minipás carregadeiras para atendimento a incidentes.

As viaturas de inspeção percorrem os 220 km, divididos em trechos, também 24 horas por dia. Se durante o percurso, a equipe visualizar qualquer fato incomum na rodovia ou algum usuário necessitando de apoio, eles realizam o primeiro atendimento e ficam à disposição do cliente.

Para entrar em contato, o usuário tem disponíveis o site www.ccrviacosteira.com.br, o aplicativo CCR Rodovias Sul, disponível para iOS e Android, o número do Disque CCR ViaCosteira que também atende ligação de celular a cobrar 0800 255 55 50 e o WhatsApp (48) 3211-3130.

Com informações da Ascom da CCR Via Costeira