Obras de nova passarela na BR-386, no RS, interferem no tráfego da rodovia
ATÉ FEVEREIRO: Obras de nova passarela na BR-386, no RS, interferem no tráfego da rodovia, até fevereiro de 2024.. Foto: Divulgação/CCR ViaSul

Nova estrutura está localizada em Nova Santa Rita, no km 437+800. Alteração permanece até fevereiro de 2024

Em razão da evolução das obras da nova passarela localizada no km 437+800 da BR-386, em Nova Santa Rita (RS), a concessionária CCR ViaSul iniciou algumas intervenções no fluxo no local.

Diante disso, está sendo feito o bloqueio do retorno existente no local próximo a Mecasul e Grupo Darcy Pacheco, somente no período de obras durante o dia. Isso porque, nesse ponto, será construída a nova parada de ônibus, bem como acontecerão os serviços de melhoria do acesso.

A previsão é de que todas as ações sejam concluídas até fevereiro de 2024. Enquanto isso, os usuários que trafegam pela pista Norte (sentido interior) e queiram adentrar à pista contrária deverão utilizar o retorno cerca de 1 quilômetro adiante, em frente à Harman.

Já os condutores que trafegam pela pista Sul (sentido capital) e queiram adentrar à via marginal deverão antecipar a entrada em 550 metros, próximo ao Posto Paradouro da Rede SIM, no km 438.

Os usuários devem redobrar a atenção no local, reduzir a velocidade e respeitar a sinalização. Mais informações no site www.ccrviasul.com.br, pelo telefone 0800 000 0290 ou WhatsApp (51) 3303-3858.

A estrutura

As novas passarelas contam com tela de proteção no trecho de travessia sobre a pista para evitar que quaisquer resíduos sejam atirados na pista. As calçadas e passeios que dão acesso à rampa seguirão todas as exigências que garantem acessibilidade às pessoas com deficiência. Sistemas de drenagem também serão instalados em todas as entradas e saídas das rampas.

Da mesma forma, serão implantados pontos de parada de ônibus em todas as passarelas, desde que respeitem uma distância mínima de 3,5 quilômetros entre eles.

O local de implantação da passarela foi determinado pelo Programa de Exploração da Rodovia (PER), estabelecido pelo Contrato de Concessão assinado pela CCR ViaSul junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres, após estudo que mostrou alto fluxo de pedestres na região em razão das comunidades no entorno.

Ao todo, o contrato de concessão da CCR ViaSul prevê a construção de 32 novos dispositivos, sendo 18 na BR-386 (com ações já em andamento), 10 na BR-101 (dos quais 9 já estão concluídas) e outras quatro na Freeway, com uma já finalizada e três em andamento.

A CCR ViaSul também é responsável pela instalação e manutenção de toda iluminação dessas estruturas, bem como das câmeras que irão monitorar integralmente os locais por meio do Centro de Controle Operacional (CCO) garantindo ainda mais segurança à população.