
Serviços incluem a demolição dos elementos deteriorados, pintura de rejuvenescimento da estrutura inferior, reforço das vigas e construção de suportes
Continuam as os obras de reabilitação da Ponte Hélio Serejo (Ponte Maurício Joppert) sobre o Rio Paraná, na BR-267/MS, em Bataguassu (MS). Os trabalhos têm como objetivo reforçar a capacidade estrutural da Obra de Arte Especial (OAE), além de garantir a segurança dos usuários e prolongar a vida útil da estrutura. O custo da obra é de cerca de R$9 milhões.
Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), os serviços, atualmente, estão com 70% finalizados, e incluem reparos gerais em toda a estrutura e, entre as melhorias já realizadas, estão a demolição dos elementos deteriorados, pintura de rejuvenescimento da estrutura inferior, reforço das vigas e construção de consoles (suportes) para a substituição de 352 unidades dos aparelhos de apoio.
Ainda conforme o Dnit, os trabalhos incluem também a recuperação do pavimento de passeios, guarda-corpos e barreiras metálicas, bem como a pintura de rejuvenescimento de toda superestrutura da ponte.
A conclusão da intervenção ocorre após a recuperação completa das meso e superestruturas. A estimativa é que as obras sejam finalizadas no segundo semestre de 2025.
Corredor estratégico
Com a significativa extensão de 2,5 quilômetros, a OAE é um elo vital entre os principais centros econômicos do país e um corredor estratégico para o transporte de bens e serviços.
A manutenção e preservação da estrutura são essenciais para garantir o fluxo contínuo de pessoas e mercadorias entre os estados do Mato Grosso do Sul e São Paulo, além de conectar as regiões Sul e Sudeste à Rota Biocênica.
A conclusão das obras representará não apenas uma melhoria substancial na infraestrutura de transporte, mas também o fortalecimento da conectividade entre os estados e uma contribuição crucial para o desenvolvimento econômico da região.
Programa Proarte
O programa é responsável pelo gerenciamento de serviços de manutenção e de reabilitação em OAEs (pontes, túneis, viadutos, passarelas e estruturas de contenção), que integram a malha rodoviária federal em todo o país.
Desenvolvido pela coordenação-geral de Manutenção e Restauração Rodoviária (CGMRR), o programa prevê intervenções nas OAEs por meio da avaliação dos critérios técnicos estabelecidos no Plano Nacional de Manutenção Rodoviária (PNMR). Mais informações no site do Dnit.