Obras do Contorno Viário de Jaraguá do Sul, em SC, devem ser concluídas em dezembro
SEGURANÇA: Obras do Contorno Viário de Jaraguá do Sul, em SC, devem ser concluídas em dezembro. Foto: Divulgação/Dnit

Previsão de entrega ao tráfego é do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), responsável pelos trabalhos

Até dezembro deste ano, as obras de construção do Contorno Viário de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, devem ser concluídos, de acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), responsável pelos trabalhos.

Ainda de acordo com a Autarquia, os trabalhos está acelerado no trecho de construção do novo Contorno Viário de Jaraguá do Sul, no norte de Santa Catarina. Com 23,8 quilômetros, as obras – que compõe o lote 2.2 da duplicação da BR-280/SC – receberam investimento, nos últimos 18 meses, de mais de R$ 167,5 milhões aplicados em serviços de terraplenagem, pavimentação, edificação de viadutos, pontes, túneis, marginais e acessos, entre outras obras.

Segundo o Dnit, a construção do contorno vai garantir mais mobilidade urbana para o município e um novo corredor rodoviário para o transporte de cargas em direção aos portos do litoral catarinense.

Conforme cronograma dos trabalhos, somente no primeiro semestre de 2024 foram investidos mais de R$ 62,3 milhões no Contorno, o segundo melhor resultado para um semestre desde o início das obras, atrás apenas do segundo semestre de 2023, quando o contorno recebeu mais de R$ 73,2 milhões em investimentos.

O aporte financeiro se reflete em entregas para os catarinenses. Em junho, foi liberado um novo segmento de rodovia duplicada em Guaramirim e novos trechos devem ser entregues ao tráfego até o final de 2024.

Além disso, a obra avança em diversas frentes, como na nova ponte sobre o rio Itapocu, nos túneis sob o Morro do Vieira, e em 11 viadutos ao longo de Guaramirim, Schroeder e Jaraguá do Sul.

Nova rota

A BR-280/SC é um dos principais corredores logísticos de Santa Catarina, ligando o Planalto Norte e o Norte do estado, regiões que são referência em produção do setor moveleiro, de motores elétricos, papel, agronegócio, têxtil, entre outros segmentos econômicos.

Obras do Contorno Viário de Jaraguá do Sul, em SC, devem ser concluídas em dezembro
SEGURANÇA: Novas pistas na altura do km 53 da BR-280/SC vão garantir mais segurança. Foto: Divulgação/Dnit

O empreendimento criará uma rota alternativa ao trânsito no perímetro urbano do município, segregando o tráfego local e de longas distâncias, especialmente para transporte de cargas destinadas à exportação junto aos portos do litoral norte catarinense e para importação de matéria-prima.

O novo contorno contará com 23,8 quilômetros de pista duplicada, 18 Obras de Arte Especiais (OAEs), entre viadutos e pontes, e um túnel duplo sob o Morro do Vieira, em Jaraguá do Sul. A obra, executada pelo Dnit, já avançou 60%.

Cuidado com o meio ambiente

As obras do lote 2.2 da duplicação da BR-280/SC preveem uma série de medidas mitigatórias e compensatórias em relação ao meio ambiente, como proteção à fauna, flora, nascentes e geração de resíduos. O Dnit mantém uma equipe de gestão ambiental acompanhando as frentes de serviço e promovendo ações de preservação do meio ambiente, monitoramento e conscientização de usuários e da comunidade.

A obra prevê a construção de três passagens de fauna, sendo um deles, no km 54, um overpass. Neste ponto, o Dnit está construindo uma passagem superior em concreto que servirá para a travessia segura de diversos animais, respeitando o habitat típico da Mata Atlântica. O overpass tem 40 metros de extensão, por 12 metros de largura e receberá camadas de solo e vegetação para integrar a área de mata.

Obras do Contorno Viário de Jaraguá do Sul, em SC, devem ser concluídas em dezembro
PRESERVAÇÃO: Construção de três passagens de fauna, sendo um deles, no km 54, um overpass, vai proteger a fauna. Foto: Divulgação/Dnit

Túnel duplo sob o Morro do Vieira

Um dos maiores desafios de engenharia para o Contorno Viário de Jaraguá do Sul é a transposição do Morro do Vieira, na altura do km 65,7. A solução adotada é a construção de um túnel duplo (um em cada sentido) prevendo pistas duplicadas, pavimentadas em concreto, além do acostamento. O túnel esquerdo tem 1.060 metros de extensão. Já o direito conta com 1.005 metros de extensão.

Os túneis são construídos a partir de perfuração do maciço e aplicação de concreto projetado. Ambos já foram vazados, ou seja, foi completa a transposição entre os emboques leste e oeste. O próximo passo é a execução da pavimentação em concreto.

Obras do Contorno Viário de Jaraguá do Sul, em SC, devem ser concluídas em dezembro
TÚNEIS: Os túneis estão sendo construídos a partir de perfuração do maciço e aplicação de concreto projetado. Ambos já foram vazados. Foto: Divulgação/Dnit

Com informações da Ascom do Dnit