Desde a duplicação da BR-101, obra emblemática executada pelo governo federal no Nordeste e em Pernambuco, a manutenção e conservação do Contorno do Recife, a duplicação das BRs 104 e 408, de Santa Cruz do Capibaribe a Caruaru e do TIP no Recife até Carpina, duplicação da Ponte Presidente Dutra, de Petrolina a Juazeiro na Bahia, travessias urbanas de Arcoverde e Petrolina, restauração do Trevo do Ibó, em Cabrobó, a res-tauração da variante, já duplicada, Prazeres-Charneca, de acesso praias do litoral sul e a Suape, os programas de sinalização e instalação de pos-tos de pesagem – estes são alguns empreendimentos que fazem parte do vasto programa de obras planejadas ou em execução pelo governo federal em Pernambuco através do DNIT, braço executivo do Ministério dos Transportes, como sendo o maior da história rodoviária do nosso estado.
Estas são ações estruturadoras, de elevado alcance socioeconômico, de modernização da infra-estrutura de transportes e de melhoria da qualida-de de vida das populações. Os investimentos destinados a Pernambuco, oriundos do Orçamento Geral da União, somam um montante em torno de 900 milhões, num horizonte de curto e médio prazo, ou até 2009.
A duplicação da BR 101-NE, de Natal no Rio Grande do Norte até Palmares em Pernambuco, é uma realidade em execução. Maior obra rodoviária e-xecutada no Nordeste, soma recursos da ordem de R$ 1,5 bilhão, numa extensão de 336,5 km. Cumprindo missão institucional como executor a serviço do Estado brasileiro, o Exército executa obras desde dezembro de 2005 em três lotes nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Per-nambuco, através dos seus Batalhões de Engenharia de Construção. Os demais cinco lotes estão sendo tocados por consórcios de empresas priva-das. Convém lembrar a vocação histórica do Exército brasileiro como pre-cursor dos cursos de engenharia nos primórdios do século 18 a partir do Instituto Militar de Engenharia – IME. O rigor do inverno desde o ano pas-sado acarretou algum descompasso no cronograma de obras de duplicação da BR 101-NE, masneste prenúncio de verão as equipes estão sendo reforçadas para acelerar o ritmo dos trabalhos. A previsão é de que a du-plicação deverá ser concluída até dezembro de 2008. As empresas priva-das têm prazo até março de 2009, para realizar a duplicação do Cabo de Santo Agostinho até Palmares.
O Centro de Excelência em Engenharia de Transportes (Centran), entidade vinculada ao Ministério dos Transportes/DNIT e Ministério da Defe-sa/Exército, realiza admirável trabalho em termos de desapropria-ções/relocações na faixa de domínio da rodovia e comunicação social.
Com contratos assinados recentemente, o DNIT iniciou trabalhos de ma-nutenção e conservação nos 40,9 km do Contorno-Recife da BR-101, des-de a fábrica da Ondunorte em Igarassu até o viaduto da Coca-Cola em Prazeres, passando pela Cidade Universitária e seus entornos no Recife. Projeto mais amplo de restauração da rodovia, numa extensão de 41 km, de Igarassu a Prazeres, foi elaborado pelo DNIT e aprovado pelo Ministério dos Transportes para ser feita a licitação.
Elaborados pelo DNIT e já submetidos a audiências públicas, conforme e-xigência legal, os projetos de duplicação das BRs 104 e 408 estão sendo objeto de convênio a ser assinado com o governo do estado para execu-ção através da Secretaria de Transportes. Esta é mais uma parceria cons-trutiva entre o governo federal e o governo Eduardo Campos.