As obras dos dois viadutos de acesso da MGC-383, a partir da BR-040, iniciam a última etapa nesta semana. Está sendo implantada a sinalização para orientar os motoristas enquanto for executado o escoramento metálico (cimbramento), que vai propiciar a construção das lajes superiores (superestrutura).
Os viadutos fazem parte da obra de ampliação e duplicação da MGC-383 e melhorias da MG-155, na região Central do Estado. As ações integram o Programa Caminhos de Minas, executado pela Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER/MG). A etapa atual da obra deve durar 150 dias.
Os viadutos terão 42 metros de extensão, três faixas de tráfego – totalizando 12,40 metros de largura – e a interseção em dois níveis contará com quatro ramos e quatro alças, permitindo todos os movimentos de tráfego, inclusive o de retorno.
De acordo com o engenheiro do DER/MG, Cláudio Lima, responsável pela fiscalização da obra, a execução dos quebra-molas tem canalizado, temporariamente, os veículos para uma faixa de tráfego.
“Ao término da implantação dos dispositivos de segurança, que são os quebra-molas e a instalação de placas de sinalização limitando a velocidade nesse segmento da BR-040, os veículos terão asseguradas duas faixas para cada sentido de deslocamento. O objetivo dessa sinalização será promover a segurança dos motoristas que trafegam diariamente naquele ponto da rodovia”, afirma Cláudio.
Durante as obras de implantação do viaduto, os motoristas que trafegam pelo local devem redobrar a atenção, respeitando a sinalização para redução da velocidade. Haverá uma equipe da empresa construtora acompanhando a movimentação de tráfego no trecho.
“O tráfego da BR-040 e da MGC-383 é intenso e tem muitos caminhões de carga, o que exige do motorista muita atenção e cautela. Hoje o entroncamento dessas duas rodovias é em nível. Estamos trabalhando para oferecer uma solução definitiva para o tráfego de acesso e saída a São Brás do Suaçuí e Jeceaba, com a construção de dois viadutos que permitirão a transposição segura da BR-040 através de uma interseção completa e um nível de serviço muito melhor”, explica Cláudio.
As obras de restauração e aumento da capacidade, implantação e pavimentação de 45,8 km nas rodovias BR-383 e MG-155 incluem outros serviços como a construção da segunda ponte sobre o Rio Paraopeba; construção de viaduto na interseção das rodovias MGC-383 e MG-155; alargamento e restauração da ponte existente sobre o Rio Paraopeba; construção de viadutos sobre a BR-040 e construção de viaduto sobre as tubulações da Transpetro.
Os investimentos previstos são da ordem de R$ 165 milhões e o prazo de execução é de 24 meses.