A pavimentação da BR-230, esperada pela população desde os anos 70, tem mais de 1/3 de sua extensão em obras. Mesmo nos trechos não pavimentados, a manutenção é constante. No caso da BR-155/PA-150, o processo de federalização ainda não foi concluído e, portanto, o DNIT não tem apoio legal para realizar intervenções.
Obras no Pará incluem ainda a pavimentação da BR-163
A Transamazônica ou BR-230 tem 1.569 quilômetros ligando o estado do Pará ao Tocantins e ao Amazonas. Aberta na década de 70 durante o regime militar, a rodovia nunca foi pavimentada e nas épocas de chuva ficava intransitável. Essal situação mudou nos últimos anos, com o investimento do Governo Federal em contratos de manutenção para todo o trecho.
Além de manter a trafegabilidade da rodovia, inclusive nos períodos chuvosos, o Governo investe R$ 719 milhões em obras de pavimentação de 591 quilômetros. Entre Novo Repartimento e Medicilândia, totalizando 445 quilômetros, são 4 lotes de obras em andamento, com serviços concentrados nos trechos devidamente liberados pela FUNAI. A previsão é de que nesses lotes a obra seja concluída até 2013. Outros 146 quilômetros de extensão entre Rurópolis e o rio Tapajós (entre Miritituba e Itaituba) também contam com obras de pavimentação. Com investimento de R$ 185 milhões, o trecho deve ser concluído no próximo ano.
Além de mais de 1/3 da BR-230 em obras, outra parcela de 398 quilômetros está com licitação para obras publicada, aguardando fim do prazo da suspensão temporária determinada pelo Ministério dos Transportes. O restante está com os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental – EVTEA em andamento. É o caso do trecho de 437 quilômetros de extensão entre Itaituba e a divisa com o Amazonas, onde o fluxo de veículos é menor.
A intenção do Governo Federal é concluir a licitação até o final deste ano para que toda a extensão não pavimentada entre a divisa com o Tocantins e Itaituba esteja em pavimentação em 2012.
BR-222 – Depois da conclusão da pavimentação da BR-222 entre o km 18 (D. Eliseu) e o km 246 (Marabá), o DNIT executa agora serviços de manutenção e sinalização na rodovia. Os investimentos somam mais de R$ 30 milhões. Além disso, quase R$ 18 milhões são investidos nas obras de recuperação, reforço e alargamento de 11 pontes de estrutura metálica no trecho. Com isto, a rodovia que foi classificada como ruim em pesquisa do ano passado, feita pela CNT – Confederação Nacional de Transportes – está agora com pavimento em ótima condição.
BR-155 / PA-150 – Incluída no PNV – Plano Nacional de Viação no ano passado, a rodovia ainda não foi transferida ao DNIT pelo governo do Pará, que, portanto, ainda é responsável pela manutenção dos seus 344 quilômetros de extensão entre os municípios de Marabá e Redenção. Com a inclusão do trecho no PNV, o Governo Federal reservou recursos na LOA/2011 para fazer a restauração completa da rodovia. Mas a licitação e a aplicação dos recursos só podem acontecer após a conclusão do processo de federalização.
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