MAIS SEGURANÇA: Reduzir o tráfego na região serrana do Espírito Santo e permitir o acesso a terminais portuários são alguns dos benefícios que a construção do Contorno de Mestre Álvaro, na BR-101, e as obras de acesso na BR-447 vão trazer para a população. Foto: Divulgação/DNIT

Serviços em andamento no Contorno de Mestre Álvaro, na BR-101, e construção do acesso ao terminal de Capuaba, na BR-447 têm investimentos, de aproximadamente, 740 milhões

Reduzir o tráfego na região serrana do Espírito Santo e permitir o acesso a terminais portuários são alguns dos benefícios que a construção do Contorno de Mestre Álvaro, na BR-101, e as obras de acesso na BR-447 vão trazer para a população.

De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a obra do Contorno de Mestre Álvaro está com 80% dos serviços concluídos. No momento, há serviços de terraplenagem, desmonte de rocha, construção de Obra de Arte Especial e entre outros. O valor da obra é de R$ 500 milhões e a previsão de conclusão é para o mês de outubro deste ano.

Ainda de acordo com a Autarquia, a construção do acesso ao terminal de Capuaba, na BR-447, também no estado capixaba, com extensão de 4,33 quilômetros, têm 55% concluídas e inclui ainda os viadutos sobre a BR-101/262/ES e Sudoeste-Areinha. Com uma previsão de conclusão das obras de implantação da rodovia para dezembro de 2024, o investimento é no valor de aproximadamente R$ 231 milhões.

Importância do Contorno

Segundo o Dnit, o empreendimento é uma alternativa para a BR-101, reduzindo o tráfego em até 35% na região de Serra (ES). Esse segmento conta com um tráfego de aproximadamente 50 mil veículos por dia e com a implantação da nova pista, além do ganho em segurança, também há expectativa para a redução do tempo de viagem na BR-101. Cerca de 2 milhões de pessoas, abrangendo toda a Região Metropolitana de Vitória (incluindo Serra e Cariacica), serão beneficiadas.

Importância do acesso na BR-447

A zona portuária, situada em Vila Velha (ES), possui diversos terminais importantes para a economia do estado e do país. O segmento é necessário para melhoria do acesso ao porto de Capuaba, tanto pela diminuição do tempo de viagem, quanto pela segregação entre o tráfego pesado e o urbano.

Investimento no estado

Além das duas grandes obras em execução, o Dnit no Espírito Santo atua na manutenção, operação e conservação rotineira de toda malha rodoviária federal das rodovias BR-262/ES, BR-259/ES, BR-482/ES, BR-393/ES, BR-342/ES, BR-447/ES e BR-484/ES, totalizando aproximadamente 600 quilômetros com 100% de cobertura contratual.

No ano de 2023, o investimento para o estado do Espírito Santo é de R$ 416 milhões. Com o valor serão criados 2,9 mil empregos diretos e indiretos, além da geração de renda para mais de 3 mil pessoas.

Com informações do Dnit