Apesar de visível, Dnit nega que a BR-153 esteja em estado de abandono Obras de tapa-buracos em três trechos da BR-153 começam nesta semana. Segundo o Denit (Departamento Nacional de
Infra-estrutura de Transportes), até sexta-feira os trabalhos serão iniciados pela Construtora Sanches Tripolini, vencedora da
licitação com contrato de R$ 13.171.585,55, válido por dois anos.
O trecho entre Marília (Km 255) e Ourinhos (Km 347.7), que compreende Ocauçu, Campos Novos Paulista, Ribeirão do Sul, São
Pedro do Turvo e Salto Grande, terá obras de revitalização com tapa buracos.
Além do trecho Marília-Ourinhos, estão previstos tapa-buracos entre os municípios de Icem (Km 0) e Nova Granada (Km 30), e ainda entre José Bonifácio (Km 108) e Promissão (Km 136). Ambos serão executados pela Construtora Planalto, com obras orçadas em R$ 8.407.873,35, juntas.
Não há previsão de conservação no trecho de 50 Km entre Guaimbê (KM 209) e Marília. O DNIT diz que outros 172 Km da rodovia se encontram em processo de licitação, já na tomada de preços para obras.
O trecho da BR-153 entre Guaimbê até Ourinhos se encontra em péssimas condições, com muitos buracos que ocasionam acidentes frequentes. É comum alguns buracos serem tapados com terra, por prefeituras de cidades cortadas pela BR e proprietários rurais.
O DNIT nega o estado crítico e abandono e diz que nos últimos quatro anos, mais de R$ 30 milhões foram empregados em obras na BR-153. A última delas na região, foi o tapa-buraco promovido pelo exército. Também ocorreu princípio de obras no trecho entre Ourinhos-Marília, embargada pela Justiça de Ourinhos.
O órgão informa que só neste ano R$ 4.363.273,90 foram investidos em obras ao longo dos 347 Km da rodovia dentro do Estado de São Paulo. Em 2005 a verba foi de R$ 26.628.708,92, empregados na duplicação de 36 Km da rodovia entre José Bonifácio e Bady Bassitt. Desde 2003, foram R$ 36.066.924,27 liberados para obras.