Alteração deve-se à execução das fundações para colocação de blocos de sustentação junto ao muro do trem.
Canoas – Motoristas que costumam trafegar na avenida Guilherme Schell em Canoas, no trecho de 500 metros que vai da sinaleira de acesso à BR-386 (Tabaí-Canoas) até o portão principal da CEEE, devem ficar atentos. Por causa das obras de construção do viaduto que fará a intersecção da BR-386 com a BR-116, durante o dia o trânsito no sentido Canoas-Esteio será reduzido de duas para uma faixa.
O prazo previsto para conclusão dos trabalhos no local é de três meses.
A alteração deve-se à execução das fundações para colocação de blocos de sustentação junto ao muro do trem. “Nossa intenção é fazer essa etapa o mais rápido possível, causando o mínimo de transtornos à população. A expectativa é finalizar os trabalhos nos próximos três meses”, comenta o engenheiro civil Mauro Oliveira, da construtora M. Martins, contratada pelo Departamento Nacional Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Oliveira lembra que as mudanças no fluxo de veículos são tomadas em conjunto com o Município. “Optamos por estreitar a pista onde o fluxo é menor, neste caso a que leva de Canoas a Esteio, mas sempre seguindo as orientações da Prefeitura”, diz.
A intenção é deixar sempre três faixas livres para o tráfego dos veículos, interrompendo apenas uma delas. A Prefeitura não descarta a hipótese de redução do trânsito a apenas uma faixa no período da noite. “Nossa intenção é sempre deixar três vias livres, com um mínimo de 10 metros de largura. Estamos dispostos a colaborar com qualquer coisa que possa melhorar a situação”, fala o engenheiro.
Em virtude dos trabalhos, Oliveira pede cuidado aos condutores que passam pelo local. “A gente solicita que, devido à obra, os motoristas fiquem atentos à sinalização e diminuam a velocidade. A permitida, que era de 60Km, passou para 40Km”, alerta.
O engenheiro menciona ainda que mais para a metade do ano está prevista a construção do viaduto sobre a Guilherme Schell e que as alterações no trânsito devem se repetir. “Temos 150 funcionários trabalhando no local. Nossa intenção é entregar a obra pronta em fevereiro de 2010. Estamos dentro do planejado, mas esse tipo de obra é como uma caixinha de surpresa.”
A previsão engenheiro Carlos Pitta, do Dnit, é que a obra custe em torno de R$ 52 milhões (valor atualizado). Ele lembra da importância da intersecção entre as rodovias para melhoria do trânsito no local. “A obra permitirá o acesso direto da BR-386 para a BR-116, evitando engarrafamentos”, afirma. Atualmente, a avenida Guilherme Schell serve de ligação entre as duas estradas.
Viaduto vai beneficiar comunidades da região
As obras de ligação entre as BRs 116 e 386 incluem ainda o alargamento do viaduto existente. A expectativa é que com isso diminuam significativamente os congestionamentos na região. “A obra vai acarretar modificações naquele miolo também, com alterações no complexo de sinaleiras. Será um nó a menos para complicar a vida da população”, projeta o secretario municipal de Transportes e Mobilidade de Canoas, Luiz Carlos Bertotto.
Segundo Bertotto, tudo é feito para acarretar o mínimo de transtornos possível. “Acertamos com o engenheiro responsável pela obra para aproveitar o verão, quando o fluxo na via fica menor e adiantar o trabalho o máximo que puder”, revela.
O secretário reconhece que, em um primeiro momento, o fluxo na via será prejudicado. Mas pede a compreensão da população, pois a intersecção entre as duas estradas vem para facilitar a vida de quem transita pelo local. “Trata-se de uma obra que não beneficiará somente Canoas, mas sim todas as comunidades da região.”