DESVIO NO TREVO DO BIGODE: Concessionária irá implantar, a partir desta quinta-feira (30), um desvio no km 63, da Via Anchieta (SP-150), na ponte sobre o rio São Jorge, conhecido popularmente como Trevo do Bigode. O objetivo é garantir a fluidez no tráfego por conta de obras da PM de Santos. Foto: Divulgação

Concessionária implantará desvio de tráfego devido à remoção de rotatória utilizada para acesso à cidade

A concessionária responsável pelo Sistema Anchieta-Imigrantes irá implantar, a partir desta quinta-feira (30), um desvio no km 63 da Via Anchieta (SP-150), na ponte sobre o Rio São jorge, conhecido como Trevo do Bigode.

De acordo com a empresa, o objetivo dessa desvio e garantir mais segurança aos usuários durante os trabalhos da Prefeitura de Santos na execução da obra de arte especial. O desvio é necessário devido à remoção de uma rotatória que, atualmente, era utilizada pelos motoristas que seguem em direção a Santos.

Ainda segundo a concessionária, com essa alteração, a preferência da mão de direção será dos condutores que saem da cidade e seguem em direção a Cubatão; já os usuários que desejarem seguir para a entrada de Santos, pela pista marginal, deverão seguir em frente.

Investimentos

Com investimentos de R$ 270 milhões, a entrada de Santos está sendo totalmente remodelada entre o km 59 e km 65, da Via Anchieta, para que o tráfego de entrada e saída da cidade ocorra apenas pelas pistas centrais, enquanto fluxo do Porto de Santos se dê pelas pistas laterais.

Para isso, a via marginal da Anchieta, que atualmente opera em mão dupla, será adaptada para funcionar apenas no sentido Litoral, enquanto a SP-148, sob jurisdição do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), será adequada para operar apenas no sentido capital.

As obras

As obras preveem ainda a construção de três viadutos, nos kms 62, 64+560 e 65, além da implantação de vias locais para facilitar o acesso aos bairros Jardim Piratininga, Jardim São Manoel e São Jorge; de uma ciclovia do km 60 ao km 65 da Anchieta – ligando Jardim Casqueiro e Vila dos Pescadores, em Cubatão, à malha cicloviária de Santos – e a implantação de duas novas passarelas nos kms 62+500 e 64+350, em substituição às existentes.

A nova configuração elimina os conflitos viários existentes atualmente, melhora o acesso da via Anchieta aos bairros do entorno e à zona portuária, aumenta a capacidade de tráfego na região e oferece mais segurança viária aos usuários da rodovia.