Para muitas pessoas que utilizam vôos para sair e chegar a
Ribeirão Preto, a vida finalmente volta ao normal a partir
do próximo dia 1º de setembro. Segundo a diretoria regional
do Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de SP), a partir
dessa data o Aeroporto Leite Lopes retoma seu dia-a-dia
porque deverão estar concluídas as obras de adequação dos
sistemas de pistas.
Desde que começaram, em junho, as obras transtornaram o
cotidiano de centenas de empresários, professores e de
profissionais liberais que se acostumaram aos vôos para
ganhar tempo de viagem. Nesse meio tempo, para chegar à
capital paulista, por exemplo, a única opção para o
Aeroporto de Congonhas foi o aeroporto de Araraquara. Já
quem precisa chegar ao Aeroporto Internacional de Guarulhos,
a alternativa é o aeródromo de Franca. Mas tanto em um como
em outro caso, é necessário recorrer a vans e ônibus para
complementar a viagem, com até uma hora a mais.
O fim das obras, no entanto, é apenas uma etapa de um
complexo projeto que pretende transformar o Leite Lopes em
aeroporto internacional. Ao alargamento da pista, em vias de
ser encerrado, deverão ocorrer outras interrupções. Mas
essas novas etapas dependem de relatório de impacto
ambiental, em fase de elaboração.
O projeto de modernização do Leite Lopes vem desde o começo
da década de 90. Depois de tantas idas e vindas, a ampliação
da pista, em fase final, representa o primeiro capítulo
prático dessa novela. À ela se seguirão outras. Mas é em
nome do desenvolvimento econômico de Ribeirão Preto.