Para muitas pessoas que utilizam vôos para sair e chegar a

Ribeirão Preto, a vida finalmente volta ao normal a partir

do próximo dia 1º de setembro. Segundo a diretoria regional

do Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de SP), a partir

dessa data o Aeroporto Leite Lopes retoma seu dia-a-dia

porque deverão estar concluídas as obras de adequação dos

sistemas de pistas.

Desde que começaram, em junho, as obras transtornaram o

cotidiano de centenas de empresários, professores e de

profissionais liberais que se acostumaram aos vôos para

ganhar tempo de viagem. Nesse meio tempo, para chegar à

capital paulista, por exemplo, a única opção para o

Aeroporto de Congonhas foi o aeroporto de Araraquara. Já

quem precisa chegar ao Aeroporto Internacional de Guarulhos,

a alternativa é o aeródromo de Franca. Mas tanto em um como

em outro caso, é necessário recorrer a vans e ônibus para

complementar a viagem, com até uma hora a mais.

O fim das obras, no entanto, é apenas uma etapa de um

complexo projeto que pretende transformar o Leite Lopes em

aeroporto internacional. Ao alargamento da pista, em vias de

ser encerrado, deverão ocorrer outras interrupções. Mas

essas novas etapas dependem de relatório de impacto

ambiental, em fase de elaboração.

O projeto de modernização do Leite Lopes vem desde o começo

da década de 90. Depois de tantas idas e vindas, a ampliação

da pista, em fase final, representa o primeiro capítulo

prático dessa novela. À ela se seguirão outras. Mas é em

nome do desenvolvimento econômico de Ribeirão Preto.