
De acordo com o DNIT, conclusão do trecho de Barra do Garças, na região do bairro Jardim Nova Barra, vai desafogar trânsito urbano
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) segue com as obras de drenagem urbana que abrangem a construção do Contorno Rodoviário de Barra do Garças, na BR-070, a 511 quilômetros de Cuiabá, no Mato Grosso. O empreendimento beneficiará a população da região ao retirar do centro da cidade o tráfego de veículos pesados.
A Autarquia concluiu 40% dos serviços de drenagem e atualmente trabalha em diversas frentes, como escavações e implantação de bueiros e galerias para escoamento das águas pluviais na região do bairro Jardim Nova Barra.
O projeto do Contorno de Barra do Garças passou por revisão e melhoria na execução de drenagem. Isso porque as obras de precisaram ser substituídas por drenagem urbana, de maior vulto. A medida buscou adequar o plano à necessidade atual do empreendimento, uma vez que houve o crescimento do município e a construção de loteamentos no entorno da obra.
As obras de pavimentação devem começar após a conclusão dos serviços de drenagem, previstos para serem finalizados até o fim do ano.
A drenagem, a terraplanagem e a pavimentação deste traçado em Barra do Garças tem programa para finalização em 2021. O Dnit investe R$ 17 milhões nessa etapa. Serão 4,5 quilômetros de rede para o escoamento das águas pluviais e os recursos estão garantidos no orçamento da União para o ano de 2020.
Obra
O Contorno de Barra do Garças é uma obra que vai interligar as rodovias federais BR-070, BR-158 e a rodovia estadual MT-100, na divisa de Mato Grosso com o estado de Goiás. O serviço visa reduzir o tráfego de veículos pesados que circulam pelo centro da cidade, beneficiando os moradores e os usuários da rodovia na região.
Segundo o Dnit, as equipes executam os serviços de drenagem na Presidente Vargas, entre o cruzamento da Av. Duque de Caxias e o desague no rio Córrego Fundo. Além disso, intervenções estão sendo feitas na Av. Duque de Caxias, entre o cruzamento da Av. Amazonas até a Ponte do rio Garças, contemplando, também, a Av. Ezequiel de Carvalho e a Av. Perimetral.
O projeto inclui duas pontes: uma sobre o rio Araguaia e outra sobre o rio Garças, que já estão concluídas. No total, o trecho soma cerca de 16 quilômetros, sendo 10 quilômetros em território mato-grossense e 6 quilômetros em Goiás.
Um dos pontos positivos do empreendimento é que o tráfego mais intenso de veículos pesados será retirado do perímetro urbano não apenas de Barra do Garças, mas também de Pontal do Araguaia e Aragarças (em Goiás).
Importância
A BR-070/MT se destaca por conta do potencial de crescimento econômico do Leste mato-grossense, cujos municípios mais antigos foram impulsionados pela pecuária.
Nos últimos cinco anos, a entrada da cultura da soja em propriedades rurais já existentes, em integração com a pecuária, sinaliza um novo salto de crescimento econômico no estado. Projeções do Instituto Mato-grossense de Economia Agrícola (Imea) apontam que a soja tende a se tornar a principal atividade agrícola em 3 milhões de hectares que vinham sendo utilizados, prioritariamente, como área para pastagens.
Fonte: Comunicação do Dnit
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