Oitava edição do Conexidades será 100% sustentável
AGOSTO: Oitava edição do Conexidades será 100% sustentável. Foto: Divulgação

Evento será realizado em Holambra, entre os dias 4 e 8 de agosto

A oitava edição do Conexidades, a ser realizada em Holambra (SP), entre os dias 4 e 8 de agosto deste ano, terá o tema “Sustentabilidade: desafio e prioridade para as lideranças“, reforça o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e a economia circular.

Em um movimento alinhado ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, o 8º Conexidades anunciou que, pela primeira vez em sua história, será 100% sustentável.

Em 2025, o maior encontro de gestão pública e parcerias público-privadas do Brasil terá a sustentabilidade como tema central de todas as discussões.

Segundo os organizadores, a proposta é estimular a adoção de práticas concretas e responsáveis por parte dos líderes presentes, fortalecendo políticas públicas sustentáveis nos municípios brasileiros. A expectativa é reunir cerca de 9 mil participantes, entre prefeitos, vereadores, especialistas, autoridades e representantes da sociedade civil.

Ações concretas de sustentabilidade

Como forma de garantir a sustentabilidade em todas as etapas do evento, a organização se uniu à Poiato Recicla e a um grupo de empresas especializadas na gestão de resíduos e ações ambientais. A Poiato Recicla, referência mundial na reciclagem de bitucas de cigarro, é responsável pela primeira usina do tipo em operação no mundo com tecnologia 100% nacional e já reciclou mais de 500 milhões de unidades desde 2010.

Oitava edição do Conexidades será 100% sustentável
CAPITAL DAS FLORES: Holambra, a Capital das Flores, será a sede da 8ª edição do Conexidades. Foto: Ken Chu/Expressão Studio

Iniciativas implementadas no evento

Entre as iniciativas implementadas no evento, estão a coleta seletiva e a logística reversa: Todas as lixeiras serão seletivas, fornecidas pela Niltex, com os resíduos encaminhados diariamente a cooperativas de reciclagem da região.

Reciclagem de bitucas de cigarro: A Poiato Recicla instalará coletores em todo o espaço. Os resíduos recolhidos serão transformados em produtos artesanais pelo Serviço de Saúde Mental de Campinas – Cândido Ferreira.

Oitava edição do Conexidades será 100% sustentável
CIGARRO: A reciclagem de bitucas de cigarro será um dos destaques na 8ª edição do Conexidades. Foto: Divulgação

Compostagem de resíduos orgânicos: Com apoio da Associação Brasileira de Compostagem, os resíduos alimentares e materiais como madeira serão reaproveitados e transformados em adubo.

Reciclagem de óleo de cozinha: O óleo utilizado nas operações gastronômicas será recolhido pela Óleo Legal de Mogi Guaçu, evitando contaminações ambientais.

Essas ações combatem diretamente os impactos ambientais causados por descartes inadequados, como o de bitucas, que podem contaminar até 600 litros de água, ou o de óleo de cozinha, cujo impacto pode chegar a 25 mil litros de água por litro descartado. A compostagem também contribui para a redução de gases como o metano, emitidos por resíduos em aterros.

Segundo o diretor da Poiato Recicla, Marcos Poiato, experiências como estas reforçam o papel de eventos deste porte na transformação de mentalidades. “É um momento único para exercitarmos a cidadania ambiental e a responsabilidade coletiva com o destino correto dos resíduos gerados”, frisa.

Compromisso com os ODS e a economia circular

Esta é a segunda vez que todos os painéis do Conexidades são inteiramente alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A programação abordará temas como gestão de resíduos, consumo consciente, inovação na administração pública e equidade de gênero, com uma abordagem transversal que integra as dimensões social, ambiental, econômica e institucional dos ODS.

Oitava edição do Conexidades será 100% sustentável
COMPROMISSO: Esta é a 2ª vez que todos os painéis do Conexidades são inteiramente alinhados aos ODS da ONU. Foto: Divulgação

O evento também aplicará princípios da economia circular, com ações voltadas ao reuso de materiais, valorização de cadeias produtivas sustentáveis e estímulo ao consumo responsável. Segundo estimativas internacionais, a economia circular pode reduzir em até 39% as emissões globais de gases de efeito estufa até 2030, além de gerar impactos econômicos positivos.

“Queremos ser mais do que um encontro de lideranças”, destaca Silvia Melo, CEO do Conexidades. “A proposta é provocar uma mudança de mentalidade sobre o papel do poder público na construção de cidades resilientes, inclusivas e ambientalmente responsáveis”.

Oitava edição do Conexidades será 100% sustentável
ONU: Na 7ª edição, em 2024, foi a primeira vez que o Conexidades seguiu os ODS da ONU em seus painéis. Foto: Divulgação

Serviço:

8º Conexidades – “Sustentabilidade: desafio e prioridade para as lideranças”

Quando: 4 a 8 de agosto de 2025

Onde: Centro de Eventos de Holambra (SP)

Informações e inscrições: conexidades.com.br

Leia também:

São Sebastião (SP) vai sediar a sétima edição do CONEXIDADES, em junho

6º CONEXIDADES anuncia novidades importantes aos participantes do evento

Parque da Uva, em Jundiaí (SP), sediará a 6ª edição do CONEXIDADES em junho

Deixe um comentário

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui