São Manuel – Os técnicos do Instituto de Peso de Medidas (Ipem) de Bauru fizeram, ontem, a fiscalização em veículos que transportam produtos perigosos. A operação, que contou com a ajuda da Polícia Rodoviária, ocorreu no quilômetro 176 da rodovia Geraldo Pereira de Barros (SP-191), em São Manuel (69 quilômetros de Bauru).
Cerca de 42 veículos foram fiscalizados sendo oito multados por apresentarem irregularidades. “São veículos utilizados no transporte de produtos perigosos à granel. Eles foram autuados por apresentar irregularidades mecânicas que comprometem o transporte dos produtos”, explica Luiz Antônio Brizzi, chefe de divisão técnica da regional do Ipem em Bauru.
Segundo ele, os veículos têm que portar, obrigatoriamente, o Certificado de Inspeção para Transporte de Produtos Perigosos (CIPP), expedido por organismos creditados do Inmetro. “Esses certificados têm validade anual, com algumas exceções”, diz Brizzi.
Os técnicos do Ipem efetuaram também a inspeção mecânica nos veículos onde mais de 300 itens foram verificados. “A maioria das irregularidades constatadas foram a deficiência no sistema de suspensão, pneus irregulares, trincas em chassis e estrutura do veículo”, avalia o chefe do Ipem.
“Dependendo das irregularidades, eles podem ser só notificados para conserto e é concedido um prazo de dez dias para o Ipem fazer nova inspeção”, completa. Os infratores podem levar simples advertência ou obrigados a pagar multa de até R$ 50 mil.
Eles também ficam impossibilitados de transportar mercadorias até que se conserte o veículo e obtenha um novo documento junto ao organismo creditado do Inmetro.