Uma pessoa morreu e pelo menos três ficaram feridas em um grave acidente na BR-116 envolvendo um ônibus da Araucar que transportava romeiros do Paraná na madrugada deste sábado (03), num comboio com outros coletivos.

O ônibus, aparentemente sem frear, colidiu com a traseira de um caminhão que transportava engradados de cerveja num trecho de pista dupla. O acidente foi no KM 528, na altura de Barra do Turvo, em São Paulo. Foi pouco por volta da meia noite. Com a colisão e impacto na traseira do caminhão o motorista auxiliar, Sidnei Barbosa, morreu na hora. O corpo ficou preso em meio às ferragens.

Os passageiros seriam de Araucária, região metropolitana de Curitiba, e tinham como destino o município de Aparecida do Norte (SP). A informação é de que 45 pessoas estavam dentro do ônibus. O veículo que transportava os romeiros estava em um comboio com outros coletivos, que não se envolveram no acidente.

Os passageiros tiveram de esperar mais de duas horas por um transporte para retornar para casa.

O Estradas.com.br verificou que o cronotacógrafo, que registra velocidade praticada no trajeto, tempo de direção e distância percorrida está aferida. O veículo é modelo Marcopolo 2011. Não há informações ainda do local em que deveriam descansar os motoristas no destino que seria Aparecida do Norte (SP), mas tinham dois a bordo.  O motorista que estava ao volante será ouvido para explicar as causas do acidente.

Na tarde deste sábado (3), a Araucar divulgou a seguinte nota:

“A Araucar Locação de Veículos comunica com pesar que na noite desta sexta-feira (2) por volta das 23h47 , ocorreu um acidente envolvendo um de seus veículos na localidade de Barra do Turvo na Br-116 km -528. O ônibus placa AUV-4741 seguia sentindo Aparecida –SP com um grupo de romeiros que partiu da cidade de Curitiba –PR por volta das 20h30 de sexta-feira com 48 passageiros.

O acidente ocasionou a morte de Sidnei Barbosa, 59 anos motorista da empresa, e deixou outras 7 pessoas feridas. Elas foram levadas para o Pronto Socorro Reynaldo Guerra e Hospital Reg Vale do Ribeira nas cidades de Cajati e Pariquera-Açu. No momento somente uma passageira permanece internada sem risco de morte os outros passageiros já foram liberados.

Quando tomou ciência do fato ainda de madrugada, a Araucar enviou de imediato equipes de Araucária para prestar assistência necessária aos passageiros no local e hospitais. Até o momento não é possível afirmar com precisão o que teria provocado o acidente. A Araucar informa que o veículo encontrava-se em perfeitas condições de uso, tendo passado por manutenção preventiva nos últimos dias. O motorista cumpria jornada regular de trabalho e trafegava dentro dos limites de velocidade permitidos.

A Araucar está no aguardo do laudo da perícia bem como as apurações internas para concluir sobre possíveis causas do acidente. A empresa ressalta que irá prestar toda assistência as vítimas e disponibiliza o telefone (41) 99953-6446 para atendimento aos familiares.

Araucária, 03 de dezembro de 2016.

A Direção”.