Somente da PRF, o Estradas encontrou 15 multas em 75 dias — todas por excesso de velocidade; destas, 12 foram registradas em trechos federais de Minas e 3 em São Paulo
Uma colisão frontal na BR-251, em Santa Cruz de Salinas, no Norte de Minas Gerais, deixou oito mortos e vários feridos após um sinistro (acidente), entre um ônibus interestadual da Arca Turismo, que pertence à empresa Andreatur Transportes e Serviços Ltda., e uma carreta carregada com sucata, que ainda não foi possível identificar o proprietário. Os veículos pegaram fogo e a rodovia ficou interditada.
A colisão foi registrada por volta das 4h40, no km 235 da rodovia, e foi seguida por um incêndio de grandes proporções que destruiu os dois veículos.
Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o ônibus da empresa Arca Turismo seguia de São Bernardo do Campo, em São Paulo, com destino a Aracaju, em Sergipe. Já a carreta transportava sucata e fazia o trajeto entre Fortaleza, no Ceará, e Piracicaba, no interior paulista.
Os levantamentos iniciais apontam que os veículos bateram de frente e foram rapidamente tomados pelas chamas após o impacto. Equipes do Corpo de Bombeiros, do SAMU Macro Norte, do Cisnorje/SAMU do Vale do Jequitinhonha, além da PRF e Polícia Civil, foram mobilizadas para o atendimento da ocorrência.
As oito mortes confirmadas ocorreram entre os ocupantes do ônibus. Todas as vítimas foram encontradas carbonizadas. Outras oito pessoas feridas foram socorridas e encaminhadas para hospitais de municípios da região.
O motorista da carreta foi resgatado com vida e levado pelo SAMU para atendimento hospitalar em Pedra Azul. Inicialmente, havia a informação de que ele teria morrido ainda no local, mas a PRF confirmou posteriormente que o condutor sobreviveu ao acidente.
Equipes do SAMU Macro Norte, das bases de Curral de Dentro e Taiobeiras, prestaram socorro a três vítimas encaminhadas ao hospital de Taiobeiras. Entre elas estão o motorista do ônibus, de 41 anos, com suspeita de fratura em uma das pernas; um homem, de 72 anos, que apresentava escoriações no rosto e dores na perna esquerda; e uma mulher, de 61 anos, com escoriações, hematoma na região do quadril e dores na perna.
As duas últimas vítimas relataram às equipes de resgate que precisaram pular do ônibus para escapar do incêndio.
Quando o SAMU Macro Norte chegou ao trecho do acidente, outras vítimas já haviam sido encaminhadas pelo SAMU do Vale do Jequitinhonha para unidades de saúde em Pedra Azul e Medina.
Até as 13h15 deste domingo, o trânsito seguia totalmente interditado nos dois sentidos da BR-251. De acordo com a PRF, equipes de guincho iniciaram o trabalho de remoção dos veículos, enquanto o Corpo de Bombeiros realizava o rescaldo das chamas.
A perícia técnica da Polícia Civil concluiu os levantamentos no local durante a tarde. Os corpos das vítimas foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML). As causas do acidente serão investigadas.
Ônibus viaja com frequência acima do limite de velocidade
Na apuração do Estradas.com.br, encontramos várias multas registradas este ano, a partir de fevereiro, na placa GCR9630. Todas em trechos administrados pela PRF. Mas há também outras autuações para o ônibus da Arca Turismo.

Chamou a atenção que as 15 aplicadas nos últimos 75 dias são todas por excesso de velocidade. Embora ainda não seja possível obter informações sobre a carreta envolvida, bem como as condições da habilitação dos dois motoristas envolvidos, já é possível concluir que abuso de velocidade faz parte da rotina da empresa de ônibus.
Naturalmente, somente a perícia após verificação das CNHs dos condutores, análise de eventual excesso de jornada ou tempo de direção contínua acima do limite, dentre outros aspectos, poderá concluir o que causou a colisão e quem efetivamente é responsável pela tragédia.
A colisão reacende o alerta sobre a BR-251, considerada uma das principais rodovias do Norte de Minas e frequentemente palco de sinistros graves envolvendo veículos de carga e transporte de passageiros.
A Polícia Civil de Minas Gerais irá investigar as causas do sinistro.






Essa empresa é um Lixo, ao contrário de outras empresas tradicionais que fazem viagens interestaduais não tem pontos de apoio ao Longo do Trajeto para troca de Motoristas, ou seja, são somente dois motoristas se Revezando durante toda a viagem e dormindo no próprio onibus o que aumenta consideravelmente o cansaço e risco de acidentes….
Já viajei nessa empresa, só tem 2 motorista que faz todo o percurso, e muito cansativo, e as vezes andar em Alta velocidade mesmo pra compri horário. Motorista exalto.em quantos outras empresas tem até 5 motorista pra fazer um percurso parecido essa empresa só tem 2 e preciso que sejam fiscalizado com rigor da lei.