CHOQUE: Ônibus com passageiros de Uberlândia (MG) bate na Via Anhanguera, em Ribeirão Preto (SP) e deixa dois feridos, na noite de segunda (24). Foto: Samuel Santos/CBN

Estradas apurou no site do Detran de MG, que o veículo Scania, placas CRY-1241, da Chico Turismo Ltda. ME, possui 7 autuações e 93 multas, a maioria por excesso de velocidade, que totalizam débitos de quase R$ 13 mil

Um acidente (sinistro) no km 322 da Via Anhanguera (SP-330), em Ribeirão Preto (SP), na noite dessa segunda-feira (24), envolvendo um ônibus, da marca Scania, placas CRY-1241, da empresa Chico Turismo Ltda. deixou duas pessoas feridas, de acordo com o boletim de ocorrências (B.O.).

Em contato com a empresa Chico Turismo, o Estradas apurou que as vítimas foram o condutor, de 56 anos, e um dos passageiros, identidade não revelada. O motorista teve fratura numa perna e precisou de cirurgia para colocação de pinos. Ele está fora de perigo. O passageiro teve também ferimentos na perna, mas já recebeu alta médica.

Segundo informações da representante da Chico Turismo, o veículo saiu de São Paulo com destino a Uberlândia, em Minas Gerais, com 40 passageiros. Eles retornavam à cidade mineira, após compras na capital paulista.

De acordo com a representante da empresa, o pneu do ônibus furou, o que teria provocado o choque na mureta de concreto do canteiro central. A Polícia Civil irá investigar se essa foi a causa do sinistro.

O Estradas também apurou que o veículo Scania registro de sete autuações, sendo 3 do DER-SP, 1 do Dnit e 3 da Prefeitura de SP; e 93 multas, aplicadas pelos órgãos: DER-SP (81) e Prefeitura de SP (12), que somam débitos próximos a R$ 13 mil.

As informações do cronotacógrafo, que o Estradas apurou estar com a “aferição” em dia, vão permitir identificar velocidade praticada na hora do acidente (sinistro), tempo de direção contínua e distância percorrida. O equipamento é considerado a caixa preta do setor de transportes rodoviários.

A reportagem solicitou à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informações sobre a autorização para essa viagem, bem como se o veículo está cadastrado na Agência.

Segundo a ANTT, “a empresa possui o Termo de Autorização de Fretamento (TAF) habilitado para fretamento. O veículo está cadastrado na frota da empresa, habilitado e é próprio. A viagem estava com licença para o trecho, Uberlândia (MG) x São Paulo (SP).

O Estradas fez uma consulta junto à Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transportes do Estado de São Paulo) para saber a empresa e o veículo possuem cadastro na Agência.

Segundo a Artesp, por meio de sua assessoria de imprensa, nem a empresa nem o veículo possuem registros na Agência.

MULTAS: Estradas apurou que veículo envolvido no sinistro (foto) na SP-330, em Ribeirão Preto (SP), tem 93 multas, a maioria por excesso de velocidade. Foto: Marco Aurélio de Oliveira/Ônibus Brasil

2 COMENTÁRIOS

  1. Segundo “ARTESP” primeiro que carro emplacado em MINAS GERAIS não há necessidade de ter cadastro em ARTESP!
    Obviamente nenhuma empresa fora de São Paulo vai registrar nesse órgão corrupto para pagar mais taxas abusivas.
    um tipo de acidente que pode ocorrer com qualquer “motorista” conheço a empresa, todos os pneus são de primeira linha. “PIRELLI”. alguns colegas relataram nessas explosões repentinas dessa marca. deveriam abrir perícia em cima do fabricante.

    • Somos totalmente a favor de perícia sobre os pneus, principalmente com essa notícia. Inclusive porque foi do editor do Estradas o único livro denunciando defeitos nos veículos e produtos da indústria automobilística no Brasil. O livro intitulado “Recall- O que as montadoras não contam” , revela os bastidores inaceitáveis da indústria. Entretanto, são 93 multas multas registradas, basicamente por excesso de velocidade, e principalmente na Via Anhanguera. Portanto, essa rota é utilizada regularmente pela empresa e seu proprietário e revela indício claro de risco da vida dos passageiros e demais usuários da rodovia. Portanto, o caso deve ser apurado, assim como as autoridades de trânsito explicarem como esse veículo pode circular com tantas multas e quem era o condutor. Há informações de que seria o proprietário, portanto, se confirmado deveria ter a CNH suspensa.

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