Passageiros estão bem mas ônibus não tem registro de verificação obrigatória do tacógrafo

Ônibus da prefeitura de Cacoal (RO) saiu da pista na BR-364, em Rondônia. Nenhum dos ocupantes teve ferimentos graves, mas tacógrafo estaria irregular

Um ônibus da Secretaria Municipal de Saúde de Cacoal com mais de 40 pessoas, entre pacientes e acompanhantes, conduzidos para tratamento em Porto Velho, saiu da pista, na altura do Km 480, a cerca de 50 quilômetros de Jaru.

Segundo o relato do motorista, ele foi obrigado a jogar o veículo para o lado, quando uma carreta veio na contramão. Ele alega de que a mesma teria colidido na lateral traseira do coletivo.

O motorista conseguiu controlar o veículo sem grandes danos materiais. Os passageiros não tiveram ferimentos importantes, apenas escoriações. Uma das razões seria o uso do cinto de segurança pela maioria.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) compareceu ao local para registro da ocorrência e controlar o tráfego de veículos nas imediações e escoltou o ônibus até Ariquemes para avaliar as condições do veículo para prosseguir a viagem. Não foi localizada a carreta mencionada pelo motorista do ônibus.

Veículo da prefeitura está irregular

Para apurar o que de fato ocorreu a perícia deve sempre utilizar as informações registradas no cronotacógrafo, equipamento obrigatório nos ônibus e caminhões. Por meio dos registros do equipamento é possível saber a velocidade praticada ao longo do trajeto, tempo de direção e distância percorrida.

Entretanto, o veículo da prefeitura, ao menos no sistema do Inmetro, responsável pela certificação do equipamento, não apresenta registro de que o ônibus esteja com a verificação em dia. Neste caso, o veículo não poderia ser utilizado no transporte de passageiros, enquanto não estivesse regularizado.

A assessoria de imprensa da prefeitura ficou de retornar com as informações sobre o caso, desde a tarde de quinta-feira (15), mas ainda não contatou a reportagem.