MINAS: Ônibus da Arte Turismo choca na traseira de carreta na BR-251, em Montes Claros (MG), na tarde dessa terça (21), e deixa oito pessoas feridas. Foto: Divulgção/CBMMG

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), ocorrência foi registrada na tarde dessa terça-feira (21). Estradas apurou que ônibus tem 31 multas, aplicadas pelo DER-SP, sendo 22 por evasão de pedágio

Um acidente (sinistro) envolvendo novamente um ônibus da Arte Turismo e uma carreta deixou ao menos oito pessoas feridas na tarde dessa terça-feira (21), no km 512 da BR-251, em Montes Claros (MG). Empresa de ônibus coleciona diversos sinistros nos últimos dois anos (ver abaixo).

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), os feridos foram socorridas para um hospital da região. No momento do sinistro, o coletivo transportava 31 passageiros, sendo 29 adultos e duas crianças. O caminhoneiro não ficou ferido gravemente. Ele chegou a ser avaliado pelos médicos que atenderam à ocorrência, mas não foi removido a uma unidade hospitalar.

Segundo os militares, o ônibus, da marca Scania, modelo Marcopolo Paradiso LD, placas QUB-9292, de Porteirinha (MG), chocou na traseira de uma carreta, que estava parada na fila de um congestionamento provocado por um outro sinistro. O Scania teria saído de Abaíra, na Bahia, com destino a Santos, no litoral paulista.

SEM MORTES: Felizmente, desta vez, não houve mortes no choque provocado pelo motorista do ônibus da Arte Turismo, na BR-251, em Montes Claros (MG), na tarde dessa terça (21). Foto: Divulgação/CBMMG

De acordo com os bombeiros, por conta do sinistro, houve congestionamento, que foi observado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Os inspetores orientaram os condutores. O local foi liberado ao tráfego na noite de terça-feira (21).

Ônibus tem 22 evasões em pedágio paulistas

O Estradas apurou que o ônibus Scania, placas QUB-9292, da empresa GTE Locadora Turística Ltda. (‘Arte Turismo’), tem 31 multas aplicadas pelos seguintes órgãos:

  • Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP) – 30 infrações, sendo 22 por evasão de pedágio
  • Prefeitura Municipal de Diadema (SP) – 1 infração, por não identificar o condutor

A reportagem apurou também que o cronotacógrafo (tacógrafo) está válido até 1/10/2023. Já com relação aos dados da carreta, ainda não foi possível obtê-los para melhor apuração. A Polícia Civil irá investigar as causas do sinistro.

TRASEIRA: Motorista do ônibus Scania chocou na traseira da carreta, que estava parada na pista por conta de outro acidente à frente. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Ônibus da Arte Turismo tem outros casos de sinistros

O Estradas já apurou outras ocorrências envolvendo ônibus da empresa Arte Turismo. Um deles foi em 21 de setembro de 2021, na MGC-122, em Francisco Sá (MG), com cinco mortes e 16 feridos.

Menos de 40 horas, depois, no dia 22 de setembro de 2021, no km 86 da BR-146, em Ibiá (MG), outra ocorrência com vítima fatal. Na ocasião, foi uma morte e 16 feridos.