Ônibus a serviço da Buser tomba na BR-040 e deixa ao menos 40 feridos
BUSER: Ônibus a serviço da Buser tomba na BR-040, nesta terça (10), e deixa pelo menos 40 feridos. Foto: Divulgação/CBMMG

Ocorrência foi na madrugada desta terça-feira (10); veículo tem 16 multas por excesso de velocidade

Um sinistro (acidente) com um ônibus, a serviço da Buser, que fazia viagem clandestina, tombou no km 822 da BR-040, em Simão Pereira (MG), deixando ao menos 1 morto* e 39 feridos, de acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).

Ainda de acordo com a Corporação, o sinistro foi por volta de 1h. Consta que o condutor perdeu o controle do veículo, que saiu da pista e tombou numa ribanceira.

Segundo os bombeiros, o ônibus – que tem 16 multas, em aberto, por excesso de velocidade – seguia de Rio de Janeiro (RJ) para Belo Horizonte (MG), com 40 pessoas, sendo que 37 tiveram ferimentos leves e outras três ficaram gravemente feridas.

O Estradas manteve contato com a Buser para saber mais detalhes da ocorrência. Por meio de sua assessoria de imprensa, a reportagem recebeu a nota abaixo:

A Diretriz, empresa de fretamento do Grupo Braslectra de Transporte Executivo, lamenta o acidente ocorrido nesta madrugada, na rodovia BR-040, em viagem que tinha partido do Rio de Janeiro rumo à Belo Horizonte (MG), e informa que vem dando total suporte aos passageiros envolvidos e aos dois motoristas que estavam no comando.

Parte dos passageiros foi encaminhada ao hospital, sendo que 11 já foram liberados. Tanto esses quanto os viajantes que não necessitavam de atendimento médico já foram transportados até suas residências ou destinos finais.

A empresa esclarece que as causas oficiais da ocorrência estão sendo apuradas em perícia por órgãos competentes e que o ônibus é um veículo novo, em bom estado de conservação e com as licenças em dia. Ressaltamos ainda que todas as nossas viagens são cobertas por seguro, para garantir a plena assistência de todos os passageiros, motoristas e demais funcionários.”

Da mesma forma, a reportagem perguntou à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) se a empresa está regularizada. Por meio de sua assessoria de imprensa, a reportagem recebeu a nota abaixo:

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informa que o ônibus de placa QAQ9G63, envolvido em um acidente na madrugada desta terça-feira (10/10), na BR-040, em Simão Pereira (MG); e a empresa dona do veículo, DIRETRIZ LOCAÇÕES E TRANSPORTES LTDA (CNPJ:02.450.743/0001-99), são habilitados e tinham licença cadastrada para realização de viagens em regime de “Fretamento”. No entanto, o veículo acidentado estava praticando viagem em um regime diferente, chamado de “Regular”. Portanto, a viagem é considerada clandestina, já que a empresa não tinha licença para tal serviço. A ANTT esclarece que fornecerá, quando solicitadas, todas as informações necessárias às autoridades de segurança pública para apoiar as investigações. Vale destacar que, nas empresas outorgadas pela Agência, quando ocorrem acidentes, existe a obrigação de comunicação dos fatos, e dependendo da causa, são abertos pela ANTT procedimentos para verificação das condições de segurança.

Multas por excesso de velocidade

A reportagem apurou que se trata de um veículo Volvo, modelo Marcopolo Paradiso LD, ano 2019, e consta uma multa, em aberto, por excesso de velocidade aplicada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Além disso, há 15 multas, em aberto, no sistema do Detran-RJ, todas por excesso de velocidade.

(*) Matéria atualizada às 19h com informações sobre a morte de uma das vítimas graves, que morreu no Hospital de Juiz de Fora (MG)