Um capotamento envolvendo um ônibus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) deixou ao menos sete mortos e 22 feridos na manhã desta sexta-feira (4), na região de Imigrante, no interior do Rio Grande do Sul.
O veículo transportava 35 pessoas, entre estudantes e professores do curso de Paisagismo do Colégio Politécnico da universidade, que realizavam uma visita técnica ao cactário Horst.
O acidente ocorreu pouco depois das 11h, em um trecho conhecido como Linha Berlim (RSC 453), uma estrada com fortes descidas e sinalização de risco, incluindo placas com imagens ilustrando acidentes.
Segundo relatos preliminares, o ônibus teria perdido o sistema de frenagem durante a descida da serra. O motorista teria tentado desviar o veículo para o acostamento, acreditando se tratar de uma caixa de brita que poderia ajudar a frear. No entanto, o local era uma ribanceira, por onde o ônibus despencou e rolou morro abaixo, atravessando árvores.
Entre as vítimas fatais estão seis mulheres e um homem. O número de mortos pode aumentar após a remoção completa do veículo, que estava prevista para o início da noite desta sexta-feira. O estado de saúde dos feridos varia, e alguns permanecem em estado grave.
Testemunhas afirmam que, pouco antes do acidente, o motorista orientou os passageiros a colocarem os cintos de segurança. Ele foi resgatado com vida e consciente. Aos bombeiros, relatou que tentou manobrar o ônibus para reduzir o impacto ao perceber a falha nos freios.
O coletivo, segundo as primeiras informações, pertence à frota da UFSM, mas era conduzido por um motorista contratado especificamente para a viagem. Ainda não há confirmação oficial sobre as condições de manutenção do veículo ou sobre a regularidade da habilitação do condutor.
Atendimento às vítimas
O Hospital Ouro Branco, em Teutônia, recebeu 18 pacientes feridos. Destes, quatro já receberam alta médica até o final da tarde. Outros dois foram transferidos para o Hospital Bruno Born, em Lajeado, devido à gravidade dos ferimentos. A instituição em Lajeado também recebeu dois feridos diretamente do local do acidente. Já seis vítimas foram encaminhadas para atendimento médico em Estrela.
Nota oficial da UFSM
A Universidade Federal de Santa Maria divulgou nota confirmando o acidente e informando que uma equipe foi deslocada até o local para acompanhar o resgate. A instituição também afirmou que divulgará novas informações assim que forem confirmadas.
“A UFSM recebeu informações sobre o acidente ocorrido na cidade de Imigrante, envolvendo um ônibus com 35 pessoas, estudantes e docentes da UFSM do curso de Paisagismo do Colégio Politécnico, que estavam em visita técnica ao cactário Horst na cidade. A UFSM deslocou equipe para o local para acompanhar o resgate. Assim que mais informações forem confirmadas, atualizaremos esta nota.”
A identidade das vítimas ainda não foi divulgada oficialmente. O caso segue sob investigação.