Onze pessoas ficaram feridas em um acidente com um ônibus da Util, na noite de segunda-feira, no km 790 da BR-040, próximo ao Expominas, na Zona Norte de Juiz de Fora. A ocorrência foi registrada menos de 24 horas depois de outro coletivo da mesma empresa ter caído em uma ribanceira no km 694 da rodovia, deixando três mortos e 45 feridos. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no último acidente, o motorista Edson Dias Ferreira, 41 anos, conduzia o Mercedes-Benz GVE 9219, de Carmésia (MG) em direção a Brasília, depois de ter saído às 20h30 do Rio de Janeiro com 36 passageiros. Por volta das 22h30, no km 790, ele teria perdido o controle direcional do veículo e tombou em uma valeta central. Os passageiros feridos foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e pela Concer e levados para o Hospital de Pronto Socorro (HPS) e Santa Casa de Misericórdia, em Juiz de Fora, onde foram medicados e liberados. A perícia esteve no local e realizou os levantamentos.

De acordo com o inspetor da PRF, Luís Heleno Lima Corrêa, o acidente perto de Barbacena aconteceu em um trecho de curva perigosa. Já o outro teria ocorrido em uma reta, em um trecho de boa sinalização. “A princípio, os dois teriam acontecido em função de falha humana.” O assessor da Util, Luiz Cláudio Vaz de Melo, disse que as causas do acidente no km 694 da BR-040 não são conhecidas. Já no segundo, o motorista teria tentado desviar de um caminhão, quando caiu na valeta. A assessoria garante que toda assistência está sendo prestada às vítimas. Segundo o assessor, os motoristas eram experientes e estavam dentro de suas jornadas de trabalho.

Segurança
De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário (Sinttro), José Pedro Franco Ribeiro, as duas ocorrências seguidas colocam a entidade em alerta. “A empresa ainda não se manifestou, e vamos apurar o que aconteceu. Mas os coletivos são equipados com tacógrafo e lyfe, que possibilitam à perícia descobrir as causas. O número de acidentes com ônibus neste trecho da rodovia é pequeno, e acredito que tenham sido fatos isolados, apesar de terem acontecido no mesmo dia com veículos da mesma empresa.”

Ele revela que estudos feitos pelo sindicato mostram que a maioria dos acidentes acontece no início e no final da jornada dos motoristas. “No último caso, o motorista já havia feito uma viagem para o Rio de Janeiro. Ele estava voltando da capital fluminense e iria trocar com outro funcionário poucos quilômetros à frente de onde houve o acidente. Ou seja, estava no final da jornada. Mas, em geral, também há o problema da escala dos motoristas.” Segundo o Sinttro, a jornada acordada com as empresas e o sindicato é de sete horas e 20 minutos, com intervalo de 11 horas.

Traçado
O presidente do Sinttro ressalta que as falhas podem ter sido humanas ou não. No entanto, ele lembra que a tragédia que matou três pessoas, na madrugada de segunda-feira, ocorreu em um trecho sinuoso da BR-040. “A curva foi feita ao contrário e joga o veículo para fora.” A questão da rodovia também preocupa usuários do trecho entre Juiz de Fora e Belo Horizonte, como o motorista Luciano Araujo Kienle. “A viagem é uma verdadeira aventura, porque existem curvas com verdadeiras armadilhas. A sinalização é precária e existe muito tráfego de carretas.”

Já na ocorrência próxima ao Expominas, o trecho é administrado pela Concer. Neste ponto, a rodovia está em duplicação. Para o presidente do Sinttro, “a sinalização pode ter confundido o motorista”. A assessoria da companhia informou que, apesar da obra de duplicação, a área está totalmente sinalizada. Há duas pré-sinalizações verticais, ou seja, placas indicando retorno a 300 metros à esquerda, e a pintura horizontal está nova.