Estradas apurou que o Scania K360, placas BBK-2262, da empresa Bitur Transportadora Turística Ltda., não estava autorizado a realizar a viagem que causou o acidente (sinistro) com uma morte e seis feridos
O ônibus Scania da empresa Bitur Transportadora Turística Ltda não estava autorizado a realizar a viagem, entre Brusque (SC) e Ivaiporã (PR), na manhã desta quarta-feira (4), segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Por conta disso, o veículo de prefixo 2217, placas BBK-2262, provocou uma colisão contra uma carreta bitrem no km 311 da BR-277, em Guarapuava (PR), resultando na morte de uma mulher, de 55 anos, além de ferimentos em outras seis pessoas.
Além disso, a reportagem apurou que o veículo tem uma multa por excesso de velocidade, aplicada pelo Dnit, em agosto de 2022, na BR-153, no Paraná.
Segundo a ANTT, “apesar da empresa Bitur Transportadora Turística possuir cadastro e o veículo estar habilitado para realizar transporte interestadual de passageiros, o veículo não possuía Licença de Viagem (documento que precisa ser solicitado para cada viagem) e, portanto, a viagem não poderia ocorrer.”
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o coletivo transportava 30 passageiros, e fazia a linha Brusque (SC) – Ivaiporã (PR). Há suspeita de que o ônibus tenha invadido a pista contrária e provocado a colisão. O caminhoneiro não ficou ferido.
Apuração
O Estradas continua aguardando a posição da PRF do Paraná sobre a situação dos condutores e dos veículos envolvidos no sinistro.
A reportagem quer saber se os policiais verificaram os cronotacógrafos dos veículos.