Portal Estradas apurou, com exclusividade, que veículo não tem cadastro na frota da empresa RK Transportes e Turismo Ltda. e tem 34 multas, em aberto
O ônibus que bateu na traseira de um caminhão, na noite dessa quinta-feira (9), na Castello Branco (SP-280), em Itatinga (SP), não tinha autorização para realizar a viagem, entre São Paulo (SP) e Corumbá (MS), porque não está cadastrado na frota da RK Transportes e Turismo Ltda. Portanto, a viagem estava irregular, de acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Diante disso, “a ANTT abrirá um processo administrativo para acompanhar o caso e fornecerá todas as informações necessárias às autoridades de segurança pública para apoiar as investigações“.
Infrator contumaz
O Estradas apurou também, com exclusividade, que o ônibus, da marca Mercedes-Benz, modelo Marcopolo Viaggio, ano 2010, que pertence à empresa JWF Transportes, tem 34 multas, em aberto, aplicadas pela PRF, pelo Dnit e DER-SP. Entre as infrações, estão:
- Excesso de velocidade, conduzir o veículo com equipamento obrigatório em desacordo com o estabelecido pelo Contran
- Desobedecer às ordens emanadas da autoridades competentes de trânsito ou de seus agentes
- Conduzir o veículo com o equipamento do sistema de iluminação e de sinalização alterados
- Transitar efetuando transporte remunerado de pessoas quando não licenciado para esse fim
- Conduzir veículo com o registrador instantâneo inalterado de velocidade/tempo viciado/defeituoso
Sobre o sinistro
Eram 23h30, dessa quinta-feira (9), quando ocorreu o sinistro no km 205+900 da Rodovia Castello Branco (SP-280), em Itatinga (SP), envolvendo o ônibus Mercedes-Benz, prefixo 1111, e um caminhão também Mwercedes-Benz, modelo 1113, que resultou em 48 pessoas feridas, sendo três em estado moderado.
De acordo com a Artesp – Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo, o motorista do ônibus disse que foi ‘fechado por um veículo não identificado’, e, na tentativa de desviar desse veículo, colidiu na traseira do caminhão Mercedes-Benz, que trafegava na faixa 3. Com o impacto, os dois veículos foram parar no acostamento da via.
Trajeto clandestino
O ônibus partiu de São Paulo com destino a Corumbá(MS), transportando com 46 passageiros, além de dois motoristas. O trajeto de mais de 1.400 quilômetros, provavelmente, só seria cumprido com excesso de jornada, o que é considerado ilegal.
O portal Estradas apurou, com exclusividade, que a viagem do ônibus era clandestina, ou seja, irregular, pois o veículo não tem está cadastrado na frota da RK Transportes e Turismo Ltda., portanto, não poderia realizar o transporte interestadual de passageiros, configurando viagem irregular.
A ANTT informou ao Estradas que “abrirá um processo administrativo para acompanhar o caso e fornecerá todas as informações necessárias às autoridades de segurança pública para apoiar as investigações.”
Veja a posição da ANTT, na íntegra: “A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informa que o ônibus envolvido no acidente desta quinta-feira (9/1), na Rodovia Castello Branco, não está cadastrado na frota da RK Transportes e Turismo Ltda., portanto, não poderia realizar o transporte interestadual de passageiros, configurando viagem irregular. A ANTT abrirá um processo administrativo para acompanhar o caso e fornecerá todas as informações necessárias às autoridades de segurança pública para apoiar as investigações.”
PMRv-SP manifesta-se
O Estradas também solicitou da Polícia Militar Rodoviária do Estado de São Paulo (PMRv-SP), por volta das 12h30 desta sexta-feira (10), um esclarecimento a respeito do sinistro.
Nesta segunda-feira (13), a reportagem recebeu as respostas da PMRv-SP. Veja na íntegra:
Já a PMRv-SP somente se manifestou, nesta segunda-feira (13). Veja a resposta na íntegra:
“A Polícia Militar do Estado de São Paulo, por meio do 5º Batalhão de Polícia Militar Rodoviária, esclarece que no dia 09 de janeiro de 2025, por volta das 23h35, na SP 280 – Rodovia Presidente Castello Branco, km 205,900, sentido oeste, município de Itatinga, ocorreu um sinistro de trânsito do tipo colisão traseira, envolvendo um veículo de transporte coletivo de passageiros, transportando 46 passageiros e 02 tripulantes e um veículo de transporte de carga, carregado com 11 toneladas de trigo.
Desse sinistro de trânsito, resultaram 02 vítimas graves e 01 vítima leve (passageiros do ônibus) que receberam os primeiros atendimentos pela equipe de resgate da Concessionária que administra a via e posteriormente encaminhados ao Pronto Socorro da UNESP de Botucatu.
Com relação aos questionamentos apresentados, informamos que:
1 – Os condutores foram submetidos ao teste de etilômetro? – Sim ambos os condutores foram submetidos ao teste de etilômetro resultando negativo para a ingestão de álcool.
2 – As documentações dos veículos (licenciamento e cronotacógrafo) estão em ordem? – Ambos com o licenciamento anual em dia, assim como a aferição dos aparelhos de cronotacógrafo.
3 – Os documentos dos condutores (CNH e exame toxicológico) estão em ordem? – Realizadas as consultas ambos devidamente habilitados para os veículos conduzidos e com o exame toxicológico em dia.
4 – Pelas imagens da Artesp, nota-se que o caminhão Mercedes-Benz, carroceira, está com a traseira arqueada. Foi verificado se está dentro do limite legal? – A traseira do veículo MBenz L1113 sofreu torção e deformação devido ao impacto, o ônibus MBenz MPolo
chegou a avançar na carroçaria cerca de 2 metros, causando torção em seu chassi, prejudicando a fiscalização de sua altura, porém a perícia técnico científica realizou verificações para posterior constatação se houve alguma modificação.
5 – O ônibus e a empresa estavam autorizados a realizarem a viagem? – Conforme alegação dos passageiros e tripulantes, a empresa foi contratada na modalidade fretamento, estando com as documentações pertinentes à fiscalização do policiamento em dia.”
Matéria atualizada em 13/1/25 com as respostas da PMRv-SP
Esses caminhões arqueados deveriam ser proibidos de transitar e recolhidos para o patio da policia e multados.