Estradas manteve contato com o Ministério Público do Estado para saber as providências tomadas
O ônibus e o motorista “Mão Cheia”, que foi uma das 18 vítimas fatais do grave sinistro (acidente), na tarde de domingo (24), na Serra da Barriga, em União dos Palmares (AL), estão com suas respectivas documentações em ordem, garantiu o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), nessa segunda-feira (25), ao portal Estradas.
De acordo com o MP, já foram adotadas as providências cabíveis e o MP de Alagoas trabalha conjuntamente com a Polícia Civil que instaurou inquérito. Pelo MP foi solicitada e já recebida documentação do veículo, comprovante de manutenção. A documentação do motorista está em ordem e regularizada.
Segundo o promotor de Justiça Lucas Sachsida, promotor da Infância e da Juventude de União dos Palmares, também coordenador do Núcleo de Defesa da Educação do MPAL, em relação ao ônibus, as vistorias e demais documentos também estão atualizados.
Ainda de acordo com o MP, outras análises ainda serão realizadas para a conclusão da apuração. E o promotor aguarda ainda outras informações.
Conforme ressaltou o MP de Alagoas, “como órgão fiscalizador e atuação permanente para garantir segurança aos estudantes em todo estado, o Ministério Público criou em 2018 o projeto “Transporte Legal” com objetivo de vistoriar as frotas escolares nos 102 municípios e obrigar os gestores a adequá-los.”
Nota Oficial do MPAL
Por meio de nota oficial, o MP de Alagoas manifestou o sentimento pelas vítimas e pelos seus familiares. Veja na íntegra:
“O Ministério Público do Estado de Alagoas expressa profunda tristeza e solidariedade a todas as vítimas e familiares do grave acidente que transportava dezenas de pessoas para a Serra da Barriga, em União dos Palmares, nesse domingo (24). Solo sagrado de luta pela liberdade, o Quilombo dos Palmares sofre, agora, com mais essa tragédia.
A cada vítima que trava, neste momento, uma batalha em favor da vida, fica o desejo do Ministério Público pela pronta recuperação de sua saúde. E, para aqueles que tiveram que se despedir dos seus entes queridos, estimamos, neste momento de dor, luto e perdas irreparáveis, que encontrem, na fé, a força e o conforto necessários para enfrentar este difícil momento.
E, em razão do desastre, o Ministério Público informa que, na manhã desta segunda-feira (25), requisitou à Prefeitura de União dos Palmares informações a respeito das condições do veículo, como comprovação da inspeção semestral exigida pelo Código de Trânsito Brasileiro, assim como a justificativa do uso do transporte escolar para referida finalidade. O município terá 48 horas para apresentar uma resposta. E, ainda nesse domingo (24), o MPAL também requisitou instauração de inquérito à Polícia Civil, de modo que possa ser apurada a causa do acidente que tirou a vida de 18 alagoanos.
Ministério Público do Estado de Alagoas”
O sinistro
Era tarde de domingo (24), quando o ônibus, com 48 passageiros, despencou de uma ribanceira de aproximadamente 30 metros na Serra da Barriga, em União dos Palmares, em Alagoas, matando 17 pessoas no local e outra, que morreu no hospital. Além disso, outras 30 pessoas ficaram feridas no sinistro.
Nessa segunda-feira (25), i Instituto Médico-Legal (IML) de Maceió (AL) divulgou, os nomes das vítimas fatais. Segundo o órgão, o trabalho de identificação dos corpos foi realizado de forma ágil, graças à colaboração de diversas equipes envolvidas na operação. Com isso, 16 dos 18 corpos já foram liberados para sepultamento após a conclusão dos exames cadavéricos e identificação formal das vítimas.
As vítimas fatais são:
1 – Luciano de Queiroz Araújo, 47 anos, motorista “Mão Cheia”
2 – Thamires Caroline da Silva, 35 anos
3 – Lourinete Figueiredo Batista, 53 anos
4 – Ivone Clemente da Silva, 37 anos
5 – Rosimeire Barros da Silva, 54 anos
6 – Andrielly Rafaella de Santana da Silva, 14 anos
7 – Alaide Tereza de Jesus, 84 anos
8 – Josefa Marcelino, 45 anos
9 – Heloíse Ferreira da Silva, 21 anos
10 – Saulo Hermínio da Silva, 24 anos
11 – Antoniele Fernanda Américo da Silva, 31 anos
12 – Pedro Henrique Américo da Silva Filho, 14 anos
13 – Linelenes Florêncio dos Santos, 38 anos
14 – Maitê Francine Romão da Silva, 5 anos
15 – Maria Joselani da Silva Lima Santos, 32 anos
16 – Jobson Gabriel Lima dos Santos, 9 anos
Os dois corpos restantes aguardam a chegada de familiares para a devida identificação e liberação. Um deles é de um homem idoso, e o outro é de uma mulher, cujos familiares ainda não se apresentaram ao IML para formalizar o reconhecimento.
Enquanto isso, a Polícia Civil de Alagoas trabalha na investigação para descobrir quais as causas do sinistro.
Esposa do motorista apresentou áudios em que o marido fala em defeito nos freios
Em entrevistas a veículos da região, a esposa do motorista morto, revelou áudios do esposo, enviados na última terça-feira, quando estava na oficina tentando solucionar problemas no sistema de freios.
Ela esclareceu que ele trabalhava tercerizado para a prefeitura mas não ficou claro quem é o dono do veículo. O motorista disse para a esposa que não queria subir a serra com o ônibus porque estava inseguro mas que precisava trabalhar. Ela informou ainda que estaria no veículo com sua filha mas desistiu pouco antes da viagem.
Outro passageiro, que foi o único a saltar do coletivo antes da queda, disse que o motorista parou e mandou as pessoas descerem porque o veículo estava com problemas. Só este passageiro conseguiu descer e logo a seguir o ônibus foi descendo de ré em direção da ribanceira.