MÊS DE MARIA – Uma imagem em tamanho natural de Nossa Senhora foi erguida sobre uma rocha na subida da rodovia do Algodão que dá acesso ao santuário de Nossa Senhora Rainha do Sertão, em Quixadá. Em maio, o santuário fica mais movimentado por ser o mês de Maria. Peregrinos de várias cidades do Estado visitam o local, onde participam de novenas, louvor e adoração, além de desfrutar da beleza do lugar. Como fica localizado no alto, tem-se uma vista da sede de Quixadá e cidades vizinhas Os ônibus que levam estudantes universitários de Varjota, Reriutaba, Guaraciaba do Norte, Pires Ferreira e Ipu para Sobral agora só circulam pela CE-183 em comboio. A decisão foi tomada depois do assalto ao veículo que transportava os alunos de Reriutaba para Sobral no dia 18 de abril último. No trecho da estrada que vai da BR-222 até o município de Varjota, os assaltos são comuns. Outro ponto considerado crítico é o trevo da CE-366 entre as cidades de Varjota e Reriutaba. Como os carros têm que reduzir a velocidade no local, os motoristas se tornam alvos fáceis dos ladrões.

COISAS DE MÃE
Com quatro filhos homens morando distante de casa, todos estudando na Capital, a mãe ficava preocupada. Será que eles estão se alimentando direito? Será que a mesada dada pelo pai para as despesas é suficiente? E os estudos? Todos estavam se dedicando como deveriam? Será que estão indo à missa toda semana, para pedir proteção a Deus? Na dúvida, rezava por eles na missa de domingo. Na festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, lá estava ela vestida de branco, nas novenas e com os pés descalços para acompanhar a procissão. Pagava promessa feita quando cada um deles ia prestar vestibular.
Todo sábado, a mulher tinha uma missão: preparar uma caixa de mantimentos para enviar pelo ônibus das 8 horas aos filhos. Do quintal, tirava banana, laranja e tangerina. Ia à feira comprar carne de gado. Tinha o trabalho de preparar os bifes, congelar para não estragar. Gostava de preparar doces das mais variadas espécies: de leite, banana, goiaba e até de jerimum. Colocava em latas de leite para também enviar aos filhos. Da sobra do leite que comercializada, fabricava nata e manteiga da terra também pensando nos “meninos”. Fazia bulinhos de goma que eles adoravam.
A caixa era arrumada no sábado à noite para aproveitar o ônibus que passava na rodagem no terreira de casa de manhãzinha. Já conhecia todos os motoristas. A eles dava uma gorjeta para ele entregar a encomenda e uma carta ao filho mais velho, que sempre ia na garagem dos ônibus pegar os mantimentos.
Quando sobrava dinheiro, o filho mais velho ia de fusca que o pai tinha ajudado a comprar. Quando a grana ficava curta, ia de ônibus mesmo, colocando a caixa pesada na porta da frente do ônibus, correr para trás para pagar a passagem. Quando a caixa chegava, era aquele festa. Os doces, as frutas eram logo devorados.
A mãe passou anos e anos com a mesma rotina. Nem todos os filhos se formaram. Todos casaram. Tiveram filhos. Foram para suas casas, vivem por conta própria. Mas ainda hoje quando um deles visita a mãe, ela faz questão de arrumar a caixa do mesmo jeito. Diz agora que é para os netos.

INFÂNCIA
Onze convênios serão assinados de hoje até domingo para instalação de Centros Educacionais Infantis (CEIs) e Centros Regionais de Assistência Social(CRAS). A iniciativa faz parte do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares), oriundos de acordo entre o Governo do Estado do Ceará e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Serão beneficiados Croatá, Tejuçuoca, Tururu, Graça, Chaval, Barroquinha, Uruoca, Amontada, Granja, Viçosa do Ceará e Itapipoca.

PEDRA DO CRUZEIRO
Depois das antenas, são as construções de alvenaria que avançam sobre a paisagem da pedra do Cruzeiro, um dos cartões-postais de Quixadá. O assunto já foi discutido na Câmara Municipal, depois que uma empresa resolveu ampliar as instalações e dinamitou alguns metros do monólito. A pedra do Cruzeiro ainda não foi tombada pelo Iphan, mas alguns moradores defendem o local, como um dos símbolos da cidade.

SENADOR POMPEU
Os 50 anos da capela do bairro de Fátima, em Senador Pompeu, foram celebrados com missas e novenas. O ponto alto se deu na missa solene ao meio-dia do último dia 13. O encerramento foi com caminhada da paz pelas ruas do bairro.

EUSÉBIO
O 4° Encontro do Clube do Verde do Eusébio será realizado no próximo dia 5 de junho, no auditório da Escola Neusa Freitas de Sá. O projeto reúne 24 escolas do município. No evento serão distribuídas mudas de plantas e haverá o lançamento da cartilha Saúde e Educação.

IGUATU
Iguatu recebe até domingo próximo a 22ª Convenção Estadual do Comércio Lojista. O encontro é uma realização da Federação de Comércio de Dirigentes Lojistas do Ceará com o apoio das Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza, Acopiara, Cedro, Icó, Jaguaribe, Jucás/Cariús, Mombaça, Orós, Piquet Carneiro e Várzea Alegre.

QUIXADÁ
A secretaria da Saúde de Quixadá está realizando, há cerca de um ano, o Mexa-se. O projeto leva à população atividades como hidroginástica, ginásticas localizada e laboral, além de aeróbica. O Parque dos Monólitos e a praça José de Barros têm sido os locais mais procurados pela população.

SOLONÓPOLE
A tradicional vaquejada de Solonópole será realizada de 21 a 25 deste mês. Serão distribuídos mais de R$ 50 mil em prêmios.

QUIXERAMOBIM
O Grupo Cinearte Sarau Brasil Adentro realizou, em Quixeramobim, no ultimo sábado, um dia de atividades artísticas. Foram exibidos em DVD filmes nacionais, apresentações de grupos locais de teatro e circo, oficinas e cursos de gestão cultural para formação de novos produtores culturais.