SUSTO NA 101: Acidente com ônibus da Gontijo, na BR-101, em Viana (ES), deixa 10 feridos. Caminhoneiro que provocou acidente ainda não foi identificado Foto: Reprodução/Redes Sociais

De acordo com a empresa Gontijo, responsável pelo veículo, ocorrência foi na madrugada desta quarta (5). Carreta desgovernada fez com que motorista do ônibus desviasse de colisão frontal e, em consequência, houve o tombamento. Feridos receberam alta médica à tarde*

Um acidente (sinistro) no km 363 da BR-101, pista Sul, por volta das 4h40, em Viana (Região Metropolitana de Vitória, no Espírito Santo), envolvendo um ônibus e uma carreta, ainda não identificada, deixou 10 passageiros feridos, de acordo com a assessoria de imprensa da Viação Gontijo, responsável pelo veículo.

Segundo a Gontijo, as vítimas foram removidas para hospitais da região, sendo 4 para um hospital, em Anchieta (ES); 2 para um hospital, em Iconha (ES) e 4 para um hospital em Cachoeiro do Itapemirim (ES).

Às 18h32, a Gontijo, por meio de sua assessoria de imprensa, informou à reportagem que todos os dez passageiros já haviam tido alta médica, sendo sete por volta das 16h e três às 18h15.

Segundo a empresa, os sete seguiram viagem para o destino final em outra ônibus da Gontijo, a exemplo dos que saíram ilesos; e os três últimos, devido ao horário, foram transportados para Vitória (ES) para receberem alimentação e, em seguida, serão embarcados para a capital paulista.

A empresa continua prestando todo o apoio as vítimas, bem como aos familiares.

Evitou tragédia

Segundo a assessoria de imprensa da Gontijo, o motorista do ônibus evitou uma tragédia, porque caso não conseguisse desviar seria uma colisão frontal que possivelmente resultaria em consequências bem mais graves.

De acordo com a Gontijo, o coletivo transportava 33 passageiros, no momento do sinistro, e fazia o trajeto Valença (BA) a São Paulo (SP).

O Estradas apurou que o ônibus é um Scania, modelo Marcopolo Paradiso R, ano 2009, prefixo 14960, placas GSV-4994. Não há registro de multas no sistema da PRF, bem como o  cronotacógrafo está regularizado.

O sinistro

Segundo o Estradas apurou junto à Gontijo, o ônibus estava saindo de um ponto de parada na rodovia, quando o condutor percebeu uma carreta desgovernada, no sentido contrário, invadindo a faixa onde ele adentraria. Para evitar uma colisão com a carreta, o motorista fez uma manobra para evitar a colisão frontal, o que provocou o tombamento junto ao acostamento. O tráfego não interrompido.

A reportagem também procurou a PRF do Espírito Santo para fornecer informações sobre a ocorrência. Até a publicação desta matéria não recebeu nenhuma resposta.

A Polícia Civil irá investigar as causas do sinistro.

TOMBOU: Veículo da foto tombou na BR-101, em Viana, no Espírito Santo, nesta madrugada de quarta (5). Dez passageiros ficaram feridos sem gravidade. Foto: Moaccir Francisco Barboza/Ônibus Brasil

(*) Matéria atualizada às 18h35 com informações sobre a alta médica dos feridos