TOMBAMENTO: Tombamento de um ônibus na BR-277 , em Guarapuava (PR), na madrugada desta sexta (14), deixa 18 pessoas feridas, sendo 4 em estado grave. Foto: Reprodução/RPC

De acordo com o Corpo de Bombeiros (CB) ocorrência foi registrada na madrugada desta sexta-feira (14). Vítimas são trabalhadores de uma fábrica na região da cidade

Um acidente (sinistro) no km 362 da BR-277, em Guarapuava (PR), na madrugada desta sexta-feira (14), envolvendo um ônibus da empresa Pérola do Oeste, com trabalhadores de uma fábrica, deixou 18 pessoas feridas, de acordo com o Corpo de Bombeiros (CB).

Ainda de acordo com os militares, por volta de 1h15, o ônibus saiu da pista e tombou na rodovia. Quatro das 18 vítimas tiveram ferimentos graves e foram socorridas, assim como as demais, pelos bombeiros e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para hospitais da região.

Segundo a corporação, os feridos são trabalhadores de uma fábrica na região. Dentro do ônibus estavam 18 passageiros e o motorista, que afirmou, à polícia, ter perdido o controle da direção. Ele não ficou ferido.

O Estradas solicitou da Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Paraná mais informações sobre o condutor e as condições do veículo.

Segundo a Corporação, a ocorrência foi registrada à 1h, no km362 da BR-277. O coletivo transportava 19 pessoas. O motorista foi submetido ao teste de etilômetro, que deu resultado negativo.

Ainda conforme as informações da PRF, não foi possível concluir se o condutor respeitava a Lei do Descanso, uma vez que o disco estava marcando de forma incorreta.

De acordo com a Corporação, “os equipamentos do veículo estavam em ordem. A única observação foi em relação ao cronotacógrafo, que estava com defeito.

Quanto à verificação do cronotacógrafo, a PRF informou que foi verificado. “Constatada a aferição em dia, porém havia um defeito, pois não estava registrando de forma correta.
Sobre um possível cochilo do motorista ao volante, a PRF disse que “não existem indícios concretos“.

Cronotacógrafo próximo do vencimento

O Estradas apurou que se trata de um Volkswagem, modelo Marcopolo Viaggio R, ano 2010, e está com o cronotacógrafo (tacógrafo) – a caixa preta do setor de transportes – próximo de seu vencimento.  A validade é até 17 de abril de 2023.

A reportagem também apurou que não há multas recentes nos sistemas do Dnit, PRF e Detran do Paraná.

PRÓXIMO DO VENCIMENTO: Estradas apurou que o tacógrafo do ônibus está próximo de seu vencimento, com validade até 17/4/23. Foto: Reinaldo Gonçalves/Ônibus Brasil

Matéria atualizada em 17/4/23 com as respostas da PRF-PR