Violência no trânsito mundial é responsável por 140 mil vítimas por dia! São mais de 1,3 milhões de mortos por ano e 50 milhões de feridos.  No Brasil são 33 mil mortos por ano, 243 mil vítimas com invalidez permanente e pelos menos mais 300 mil feridos leves.

O novo Plano Global para a Década de Ação para a Segurança no Trânsito, desenvolvido pela Organização das Nações Unidas para o período compreendido entre os anos de 2021 a 2030, foi lançado hoje, dia 28 de outubro, com transmissão direta de Genebra (Suíça) para todo o mundo.

O documento apresentado (ainda em inglês, que será traduzido para o português nos próximos dias) propõe, mais uma vez, a redução pela metade dos números de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo.

Ele enfatiza que autoridades e empresas responsáveis por projetar e manter vias, gerir o trânsito e fabricar veículos devem, além de assumir plenamente suas responsabilidades com o pacto firmado em favor da vida, também compartilhar a responsabilidade pela prevenção e segurança no trânsito com os usuários das vias em vez de apenas contabilizar suas participações, muitas vezes culpando-os pelas tragédias ocorridas.

DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DE TRÂNSITO SERÁ CELEBRADO EM 21 DE NOVEMBRO

A proposta de cooperação integrada de autoridades, empresas e entidades da sociedade civil sempre foi o pleito das associações de vítimas do trânsito. Eles entendem que o *DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DE TRÂNSITO*, que se comemora sempre no terceiro domingo do mês (neste ano de 2021, dia 21/11) mais do que celebrar a memória dos entes queridos perdidos para violência do trânsito de forma prematura, as ações devem também servir para a formação de uma consciência sólida de prevenção e de compromissos. Bem de acordo com o slogan escolhido para a data neste ano: “Remember, Support, Act”! Ou seja, *LEMBRAR, APOIAR E AGIR!*

Saiba mais sobre essa data no www.diamundial.com.br

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui