Operação da PRF flagra ônibus clandestino na BR-116, em SP
FISCALIZAÇÃO: Operação da PRF flagra ônibus clandestino na BR-116, em SP. Foto: Divulgação/PRF

Trabalhadores rurais percorreriam mais de mil quilômetros em ônibus com condições irregulares

Nesta sexta-feira (29), um ônibus clandestino foi flagrado no km 370 da Rodovia Régis Bittencourt (BR-116), em Miracatu (SP), durante fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

De acordo com a Corporação, o coletivo fazia o transporte interestadual de 46 passageiros sem autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Além disso, foram encontradas infrações que colocavam em risco a viagem dos passageiros.

Segundo os policiais, o ônibus partiu de Itopuranga (SC) com destino às cidades de Belmonte (PE) e Juazeiro (BA). Os passageiros eram trabalhadores que foram trazidos para a colheita de cebola no sul do país e estavam sendo levados de volta para suas cidades de origem.

Ainda de acordo com a PRF, entre as infrações constatadas, falta de aferição do cronotacógrafo, o que prejudicou a verificação da velocidade que o motorista desenvolvia durante a viagem. Além disso, o próprio condutor não possuía o curso de transporte coletivo de passageiros.

Outra infração grave foi o defeito nos cintos de segurança e a alteração na iluminação do ônibus. Comisso, a PRF escoltou o ônibus até o Terminal do Tietê, na capital paulista.

Com o apoio da ANTT, os passageiros foram realocados em ônibus legalizados e com condições dignas de levá-los de volta pra casa.