BLITZ: Dnit realizou operação na BR-317, no Acre, para coibir o excesso de peso em caminhões que trafegam pela rodovia. Dos veículos inspecionados, 10 foram autuados. Foto: Divulgação

Ação aconteceu nas cidades de Epitaciolândia e Assis Brasil, entre as fronteiras do Acre com os países vizinhos, como Bolívia e Peru

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizou, na semana passada, operações nos postos de pesagem da BR-317, entre as cidades de Epitaciolândia e Assis Brasil, no Acre.

De acordo com o Dnit, o  objetivo da ação é coibir o excesso de peso na rodovia federal localizada entre as fronteiras do Acre com os países vizinhos, como Bolívia e Peru.

Ainda de acordo com o Dnit, a fronteira com a Bolívia está fechada para o tráfego de caminhões. Sendo assim, a operação em Epitaciolândia, nos dias 11 e 14, foi realizada apenas nos veículos nacionais.

O órgão informou que no total, 28 veículos foram fiscalizados e foram lavrados 10 autos de infração por excesso de peso no Peso Total Bruto (PBT), EIXO e Capacidade Máxima de Tração (CMT).

Nos dias 12 e 13, a fiscalização do DNIT, em conjunto com a Receita Federal e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), foi realizada na Aduana de Assis Brasil. Os caminhões estrangeiros (bolivianos e peruanos) representam a maior parte do tráfego no local. No total foram fiscalizados seis veículos nacionais e 12 estrangeiros. Apenas um veículo nacional foi autuado por excesso de carga no PBT.