Dnit pede outra equipe para dar agilidade às obras de recuperação

As obras de manutenção de 90 quilômetros da BR-365 entre Uberlândia e o Trevão começaram na semana passada e, desde então, a Operação Tapa-buracos avançou cerca de 15 quilômetros. No início da tarde de ontem, mesmo com a chuva, a única equipe em campo trabalhava em um trecho na altura do posto fiscal, no km 637. Clique aqui e veja a galeria de fotos de acidentes na BR-365.

O recurso de R$ 2,7 milhões liberados pelo governo federal no fim do mês passado será utilizado para recapeamento das partes mais desgastadas do trecho, roçagem, limpeza de bueiros e recuperação da sinalização. A empresa tem contrato de dois anos para o trabalho de conservação.

João Andréa Molinero Júnior, supervisor do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit) em Uberlândia, afirmou que já pediu que fosse disponibilizada outra equipe, a fim de dar agilidade à operação e aproveitar o tempo seco. “Eu avisei que quero um pessoal trabalhando sentido Uberlândia/Monte Alegre e outro no sentido oposto. Inclusive era para terem começado na segunda-feira. Espero que isso aconteça nos próximos dias”, disse.

Sobre os buracos que abriram em trecho onde a operação já passou, Molinero disse que a equipe terá que voltar e fazer o reparo. Segundo o supervisor, é possível trabalhar sob chuva fraca, pois o asfalto utilizado é emulsificador e à base de água. Para ele, o excesso de carga dos caminhões que trafegam pela rodovia é o que mais compromete a qualidade do trabalho.

De acordo com Molinero, o projeto de duplicação do trecho, que também inclui a restauração total da rodovia, só depende da licitação para ser iniciado. Apesar de não ter uma previsão oficial, ele afirmou que a licença ambiental já foi liberada e “a notícia obtida do Dnit de Brasília é de que o processo tenha início ainda no primeiro trimestre do ano”.

O valor estimado da obra é de aproximadamente R$ 370 milhões e o prazo para finalização é de pelo menos dois anos, dependendo das chuvas. Se o projeto de duplicação for liberado antes do término da manutenção, a equipe que está em campo hoje fica responsável exclusivamente pelas outras ações – capina e sinalização.

Buracos são um perigo

As breves filas de veículos geradas próximo às pistas onde a operação está em andamento não chegam a incomodar os motoristas. Para eles, o que preocupa são os buracos que foram abertos com as chuvas das últimas semanas em trechos onde a equipe ainda não passou e se a operação será suficiente para dar boas condições à rodovia com as próximas chuvas que poderão ocorrer.

Para os eletricistas Gilson Henrique Vieira e Vagner Espitareli, que ontem viajavam de Cuiabá-MT para São Paulo-SP, a pista da BR-365 está em estado precário. “Francamente, está uma porcaria.” Para Vieira, o trabalho não é suficiente, pois “parece que eles (os operários) estão tapando os buracos com terra”.

Os fazendeiros de Ituiutaba-MG Waldemar Pereira e Nilson José Pereira trafegam pelo local com frequência. Segundo eles, a pista está “tomada por buracos”. O engenheiro agrônomo Fernando Augusto de Moraes Sales, que costuma fazer o trajeto Itumbiara-Uberlândia, disse que, em alguns locais, prefere passar por caminhos alternativos, que chegam a 50 quilômetros a mais, para fugir dos buracos. “As rodovias federais são uma vergonha.”

Recuperação de ponte é adiada

Ponte do Vau está interditada desde o início de novembro

Prevista para começar nesta primeira quinzena de janeiro, a recuperação da ponte do Vau foi adiada para fevereiro. A justificativa do supervisor do Dnit em Uberlândia, João Andréa Molinero Junior, é que trata-se de “um projeto mais complicado e uma inovação”, porque em vez de ser demolida, a base da ponte será reforçada. “É o que os técnicos chamam de protensão externa, medida que vai deixar a ponte como se fosse nova.”

Segundo Molinero, a empresa está contratando os funcionários e a instalação de um container no local, que vai servir de escritório, já foi liberada. Ele não quis informar uma data exata em que os operários vão a campo, mas ressaltou que independentemente do atraso a ponte deverá ser entregue no dia 24 de junho deste ano. “O prazo está contando. Portanto, o cronograma tem que ser adequado pela empresa.”

A ponte está localizada no km 631, próximo ao bairro Dona Zulmira, na região Oeste de Uberlândia. A interdição ocorreu no início de novembro por causa da estrutura abalada, que oferece riscos tanto para motoristas quanto para pedestres. O trânsito está fechado somente para os veículos que vêm no sentido de Ituiutaba e Monte Alegre de Minas para Uberlândia.

2 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde pessoal do DNIT todos os caminhoneiros e carros pequeno estão reclamando de um buraco no entroncamento da BR251 com a BR116 município de Águas Vermelhas mg está causando grandes congestionamento isso já tem uns vinte dias um colega passou por lá hoje e estava vinte km tá complicado ajuda DNIT – resultados da busca

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