COMBATE AO CRIME: PRF implanta Operação Tupã e já vê bons resultados no combate à criminalidade nas estradas federais do país. Foto: Divulgação

Ação iniciada em 30 de abril resultou em apreensões de drogas, armas, cigarros contrabandeados e até diamantes

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou no último dia 30 a “Operação Tupã” em todas as estradas federais do Brasil. Nos dois primeiros dias de operação, o órgão registrou apreensões de maconha, diamantes, ouro, cigarros contrabandeados, armas e um incremento de 850% no número de veículos recuperados.

Entre os dias 30 de abril e 1º de maio, cerca de cinco mil agentes e mais de 850 viaturas foram mobilizados para a operacionalização da Operação Especial em mais de 155 pontos de fiscalização nas estradas federais.

De acordo com a PRF, o objetivo é incrementar o enfrentamento qualificado à criminalidade e o aumentar da percepção de segurança nas rodovias. Nesse período, a ação das equipes resultou na fiscalização de cerca de 9,1 mil pessoas e 7,4 mil veículos. Em dois dias de atividades, mais de 470 situações foram averiguadas e acompanhadas pelas equipes de inteligência.

Balanço

Ainda de acordo com a PRF, os resultados, entre o dia 30 de março e 1º de abril, foram 334 pessoas detidas por diversos crimes, 95% a mais se comparado ao mesmo período do ano passado. O destaque foi o número de veículos recuperados: 57, contra seis em 2019, um acréscimo de 850%. Mais de cinco toneladas de maconha e 50 quilos de cocaína foram retirados de circulação. Foram apreendidos também 11.7 quilos de ouro maciço e 1.590 pedras de diamante. Além disso, crimes como o tráfico de drogas e armas, contrabando de cigarros e crimes violentos, foram alvos da Operação Tupã.