A Ecopistas, empresa responsável pela administração do corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto, inicia nesta sexta-feira a Operação Verão. Até o dia 31 de janeiro, as pistas terão atenção redobrada, já que será intensificado o número de profissionais nas vias, além da adoção de medidas para garantir o fluxo de veículos. Afinal, apenas neste período, a concessionária estima que mais de oito milhões de veículos utilizem as estradas. Destes, a expectativa é de que mais de dois milhões deixem a Capital paulista em direção a cidades de regiões como Alto Tietê, incluindo Mogi das Cruzes, Vale do Paraíba e Litoral Norte.
De acordo com Sidnei Torres, gerente de Atendimento ao Usuário da empresa, durante a Operação, 380 profissionais ficarão à disposição dos motoristas durante 24 horas. Além disso, a Ecopistas disponibilizará 52 viaturas de apoio, como quatro ambulâncias de resgate, uma UTI móvel, quatro rotas de inspeção, 10 guinchos leves, dois pesados e um caminhão para apreensão de animais. Painéis móveis de mensagens também estarão expostos em pontos estratégicos das rodovias para informar aos usuários sobre as condições de trânsito.
A Ecopistas irá dispor, ainda, de 65 funcionários para a implantação da Operação Papa-filas nas praças de pedágio, nos períodos de maior movimento. “A intenção com esta cobrança antecipada é conseguir um bom fluxo de veículos nas rodovias. Portanto, funcionários da empresa ficarão à disposição dos motoristas de veículos de passeio e moto para realizar a cobrança antecipadamente às cabines, nas faixas de rolamento”, frisa Torres.
Aqueles que irão utilizar estas estradas dentro deste período devem redobrar a atenção e tomar alguns cuidados, como lembra o gerente. “Nesta época, as chuvas são muito comuns e, às vezes, podem ser acompanhadas de neblina. Portanto, é importante que os condutores utilizem sempre a luz de neblina do veículo ou a luz baixa, mesmo durante o dia. O motorista também não deve fazer ultrapassagens e precisa evitar freadas bruscas”, destaca, acrescentando que para que a viagem seja segura é fundamental respeitar os limites de velocidade e a sinalização. “O cinto de segurança deve ser utilizado nos acentos dianteiros e traseiros. É importante também que a documentação do veículo e do condutor estejam em ordem”, ressalta.
Em caso de emergência, os usuários podem solicitar o auxílio da concessionária por meio do telefone 0800 777 0070. Na Ayrton Senna, os motoristas têm à disposição, os telefones de emergência localizados a cada quilômetro da estrada.
Início Notícias