O encarregado Wanderson Feitosa Luduvice, 18 anos, foi atropelado e teve morte instantânea enquanto trabalhava na obra de drenagem da BR-101 Sul. O acidente aconteceu ontem, às 7h40, no quilômetro 115, na altura do município de Itaporanga d’Ajuda, a 29km de Aracaju. Segundo testemunhas, a batida teria acontecido depois que o caminhão Ford Cargo, de placas JQS-5388, de Salvador/BA, tentou desviar de um outro veículo que vinha à frente, invadiu o acostamento e atingiu a retroescavadeira, que estava estacionada.
Wanderson e outro funcionário da empresa, Werton Fernandes de Oliveira, 26 anos, ficaram presos às ferragens e tiveram que ser retirados pelo Corpo de Bombeiros. Ele foi encaminhado ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) com fratura no fêmur. Outras três pessoas ficaram feridas, com lesões leves: José Luiz Tavares dos Santos, 38 anos, Gilmar da Costa França, 41 anos, ambos funcionários da empresa que está executando as obras na BR, além do motorista do caminhão, Magno Xavier de Souza, 22 anos. José Luiz e Magno foram encaminhados ao hospital e liberados ainda no final da manhã. Até o início da tarde Werton permanecia internado.
Ainda assustado, o operador da retroescavadeira, Gilmar da Costa França, contou que tinha acabado de chegar para o serviço, quando estava com outros colegas no acostamento da rodovia na hora do acidente. “O tráfego estava todo sinalizado, mas a pista não estava fechada. O caminhão vinha colado no outro. Para não bater, ele tirou o carro para o lado do acostamento e saiu arrastando tudo”, relatou. Ele disse que só teve tempo de correr. “A máquina ainda bateu em mim e me jogou a uns 10 metros. Foi minha sorte”, disse, aliviado, Gilmar.
Ainda bastante abalados com a tragédia, familiares de Wanderson Feitosa disseram que ele estava no primeiro emprego. Alguns parentes do encarregado tiveram que ser hospitalizados, com o choque da notícia da morte dele.
Por conta do acidente, o trânsito na BR-101 ficou lento nos dois sentidos. No sentido sul, foi registrado cerca de 10 quilômetros de congestionamento. Uma fila de carretas, caminhões e veículos de passeio se formou no local. O tráfego só começou a ser normalizado depois que o corpo de Wanderson foi recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML), por volta das 10 horas.
Este já é o segundo acidente envolvendo trabalhadores da obra de recuperação da BR-101 apenas este mês. O outro, ocorrido no dia 8, deixou como saldo dois mortos e 10 feridos, depois que o microônibus que transportava funcionários da empresa RW, que presta serviços a NEDL, tombou próximo ao Parque dos Faróis, em Socorro. José Tibúrcio dos Santos, 40, que ia dentro do veículo, teve a cabeça esmagada depois que o veículo deslizou no acostamento.