Está autorizada a construção da Ponte sobre o Rio Araguaia, ligando Tocantins ao Pará pela BR-153, obra estratégica e de grande relevância econômica para estes estados, além de toda a região produtora conhecida como MATOPIBA – do qual fazem parte também o Maranhão e o Piauí, responsável por 9,4% da safra de grãos 2014/2015. A ordem de serviço para a obra, entre os municípios de Xambioá (TO) e São Geraldo do Araguaia (PA), foi assinada nesta quinta-feira (14/9) pelo ministro dos Transportes, Portos e Aviação. A obra vai beneficiar diretamente cerca de 1,5 milhão de pessoas. Toda a travessia hoje é feita por balsas.

Na cerimônia, o ministro informou que o investimento será de R$ 132 milhões e que os recursos, oriundos do Orçamento da União, estão garantidos. Nesse montante não estão incluídos os investimentos referentes à supervisão da obra, à desapropriação e ao licenciamento ambiental. “A obra será priorizada. Já temos a verba para este ano que nos dá a segurança de podermos iniciar esta obra fundamental e emblemática para a região”, destacou, acrescentando: “Essa obra vai garantir o escoamento da produção e o abastecimento das cidades de toda a região, além de gerar emprego e renda para as comunidades locais”, completou o ministro.

SOBRE A PONTE – Com 1,7 quilômetros de extensão, a obra é um dos maiores investimentos para toda a região, tanto para o norte do Tocantins (que contempla as microrregiões de Araguaína e Bico do Papagaio) quanto para o sudeste do Pará (microrregiões de Marabá, Parauapebas, Redenção e Tucuruí). Com a ponte, a expectativa é de grande melhoria na logística da BR-153, principal rota para o escoamento da produção local, caracterizada principalmente pelas atividades da agropecuária, de mineração e serrarias.

Conhecida como Rodovia Transbrasiliana, a BR-153 também tem grande importância econômica para o escoamento da produção da região que engloba os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, chamada de MATOPIBA. A região, que contempla cerca de 320 mil estabelecimentos agrícolas distribuídos em 337 municípios, foi responsável por 9,4% da safra de grãos de 2014/2015.

Atualmente, a travessia da BR-153 entre os estados do Tocantins e Pará é realizada por balsas pelo Rio Araguaia. O alto custo da travessia, tempo de espera nas filas das balsas e o período de estiagem de janeiro a abril têm gerado entraves econômicos para os produtores e comerciantes, o que justifica a grande expectativa pela construção da ponte.

O anúncio da assinatura da ordem de serviço também foi realizado em São Geraldo do Araguaia (PA), município paraense localizado na outra margem do rio, com a participação de toda a comitiva do governo federal e do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho.

Fonte: ASCOM