No próximo domingo (11/05), em comemoração ao Dia das Mães, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e o cantor Jorge Aragão prometem emocionar o público com uma apresentação inédita no Parque da Cidade de Barra Mansa (RJ), no Centro.

A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa é o principal grupo do Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa, que conta com o apoio cultural do Grupo CCR/NovaDutra, por meio de Lei Rouanet. O projeto é desenvolvido pela Fundação de Cultura e Lazer da Prefeitura e atende a cinco mil crianças e adolescentes, em 50 escolas da rede municipal de ensino. Além do apoio da CCR/NovaDutra, o projeto conta com patrocínio da Votorantim e Light, e co-patrocínio da Saint Gobain.

Na primeira parte do show deste domingo, Jorge Aragão e sua banda apresentarão sucessos consagrados como “Coisinha do Pai”, “Coisa da pele” e “Vou festejar”. Na segunda, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa se unirá ao cantor e apresentará um vasto repertório, que vai do “Bolero de Ravel” a grandes sucessos da Bossa Nova, passando pelo inesquecível samba “Aquarela do Brasil”. O espetáculo marca também o encerramento da XVIII Expo BM, que acontece na cidade de 08 a 11 de maio.

Segundo Vantoil de Souza, coordenador do Projeto Música nas Escolas, apresentações como esta, que unem o clássico ao samba, demonstram como é importante levar o repertório popular tratado de maneira sinfônica, para alcançar um número ainda maior de apreciadores e dar aos músicos uma formação rica e eclética.

A Orquestra

A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa é formada por professores, monitores e bolsistas do Projeto Música nas Escolas, que, além de ministrarem aulas, dedicam parte de seu tempo aos ensaios. A Orquestra vem recebendo excelentes comentários da crítica especializada. Já se apresentou em grandes palcos como o Teatro Municipal do Rio de Janeiro e a Sala Cecília Meireles, ambos na cidade do Rio.

Em 2007, a Orquestra recebeu grandes solistas da música internacional, como a principal violoncelista da Orquestra Sinfônica de Jerusalém, Ina-Esther Joost, o violoncelista da Orquestra Sinfônica Jovem de Nova Iorque, Gabriel Panny, e as pianistas norte americanas Virginia Hogam, de Baltimore, e Maria Clodes Jaguaribe, da Universidade de Boston.

Neste ano, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa tem ainda concertos marcados no Teatro Arthur Rubinstein – da Hebraica, em São Paulo, e no Memorial JK, em Brasília, ambos em dezembro.

O Projeto Música nas Escolas

O Projeto Música nas Escolas é desenvolvido pela Fundação de Cultura e Lazer da Prefeitura de Barra Mansa. Foi iniciado no ano de 2003, com a implantação de pólos de cordas, metais e percussão para 600 crianças e jovens. A partir de 2007, ampliou sua abrangência na formação musical e hoje atende a cinco mil crianças e adolescentes, em 50 escolas da rede municipal de ensino. Atualmente, o projeto recebe patrocínio das empresas Light e Votorantin Metais e co-patrocínio da NovaDutra e Saint-Gobain.

Com sede no Parque da Cidade da Barra Mansa, o Projeto transformou as instituições públicas de ensino fundamental do município em sub-sedes voltadas para o aprendizado musical. Os alunos são introduzidos na música por uma equipe de 54 profissionais qualificados, sem sair do ambiente educacional.

Voltadas para as crianças e adolescentes, as aulas de música cumprem um papel educativo e social. Além de contribuir para a formação cultural das crianças e adolescentes, prepara os alunos para serem cidadãos conscientes.

Hoje, o Projeto Música nas Escolas possui vários grupos musicais, sendo os principais a Banda Marcial Municipal de Barra Mansa, a Banda Sinfônica de Barra Mansa, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, a Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil e o Drum Latas – grupo de percussão com reciclados.