A partir de sexta-feira, os motoristas poderão contar com mais um item de segurança nas estradas estaduais. Junto com o primeiro dia de Carnaval, o Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) de Bauru irá iniciar um projeto experimental em parceria com as 12 concessionárias de rodovias dentro do Estado de São Paulo: informar a previsão do tempo nos painéis eletrônicos existentes na rodovia. Na região, o serviço será oferecido na rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-225), no trecho entre Pederneiras e Bauru.

O objetivo é que as empresas, depois de treinadas, continuem a oferecer aos viajantes informações sobre as previsões meteorológicas. A empresa responsável pela SP- 225, única rodovia estadual concessionada na região de Bauru, é a Centrovias, que possui um painel eletrônico próximo ao Hospital da Unimed.

As outras 11 empresas são: Ecovias, AutoBAn, Via Oeste, Rodovia das Colinas, SPVias, Intervias, Autovias, Renovias, Vianorte, Triângulo do Sol e Tebe. Todas elas são controladas pela Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) e estão dentro da área de cobertura dos dois radares operados pelo IPMet, que ficam em Bauru e Presidente Prudente.

Para dar o pontapé inicial no projeto, o IPMet iniciou ontem um curso que irá capacitar os técnicos de engenharia de tráfego das concessionárias a interpretar as imagens dos radares em tempo real, via Internet. As aulas, que se encerram hoje, são dadas no laboratório didático do IPMet.

De acordo com Ana Maria Gomes Held, diretora do instituto, o treinamento irá esclarecer os principais termos e conceitos utilizados na meteorologia. Divididos em turmas, dois funcionários de cada concessionária aprenderão, por exemplo, a observar como as chuvas estão se deslocando em relação à região onde estão as estradas.

Com isso, eles poderão transmitir essa informação de dentro dos centros operacionais das concessionárias aos motoristas, através dos painéis instalados nas rodovias. “Será um curso rápido, mas será suficiente para iniciar esses técnicos quanto à maneira de lidar com as informações dos radares. Eles poderão alertar os motoristas sobre os locais com possibilidade de chuva intensa ou neblina, por exemplo, prevenindo a ocorrência de acidentes”, comenta Ana Maria.

Além do reforço na segurança rodoviária, as informações geradas pelo IPMet poderão fornecer subsídios para a elaboração de estudos sobre como algumas obras nas estradas devem ser executadas, segundo Vlademir Barradel, gerente de tráfego da Centrovias. “Levantamentos históricos da meteorologia de uma determinada região podem indicar, por exemplo, o tipo de tubulação necessária para o devido escoamento das águas pluviais”, pontua.

A fase experimental do projeto, que se inicia na sexta-feira, deverá seguir até o dia 23 de março, no domingo de Páscoa. Passado esse período, o IPMet, a Artesp e as empresas concessionárias deverão se reunir para avaliar os benefícios desse novo suporte e decidir se o sistema será implantado definitivamente nas rodovias concessionadas.