
De acordo com o Detran paraibano, Estado é o nono da lista a implantar a mudança no país
O estado da Paraíba começou nesta segunda-feira (11) a implantação das novas placas no padrão Mercosul, seguindo os outros oito estados que já fizeram a alteração no país, de acordo com o Departamento de Trânsito da Paraíba (Detran-PB).
Ainda de acordo com o Detran, na última semana foram feitos os ajustes necessários no sistema para garantir que os serviços fossem realizados sem muitos transtornos e que o atendimento ao cidadão não fosse afetado.
Conforme informações do órgão, a implantação das novas placas segue com base na Resolução n° 780/2019, já com as alterações previstas, como a retirada de alguns itens de segurança e a não obrigatoriedade da troca de propriedade.
A Paraíba é o nono estado brasileiro a adotar as placas de identificação de veículos no modelo Mercosul, seguido dos estados do Piauí, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Amazonas e Rio de Janeiro, estado este que já completou um ano de implantação.
Ao todo, mais de três milhões de veículos já circulam com a placa nova no Brasil. Os estados que ainda não implantaram estão se preparando para dar início à mudança até o dia 31 de janeiro de 2020, prazo final determinado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).