O Governo do Paraná prevê a criação de cerca de 4 mil empregos nos próximos dois anos, com a ampliação do programa de calçamentos de estradas rurais e municipais. A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística está ampliando o programa, que até o momento já recuperou cerca de 150 quilômetros de estradas rurais, beneficiando cerca de milhão de paranaenses de 49 municípios.

“Nos dois primeiros anos, este programa do governo Beto Richa já gerou 1.200 empregos, com o repasse de R$ 12 milhões. Estes recursos geram empregos nos municípios, abrindo vagas de trabalho nas cidades e movimentando a economia local”, disse o secretário de Infraestrutura, José Richa Filho.

A previsão da Secretaria de Infraestrutura é quase dobrar os recursos neste programa. Os investimentos virão do Programa de Modernização de Infraestrutura (Proinfra), que prevê investir R$ 12,5 bilhões nos próximos dois anos, atendendo também rodovias municipais e rurais do Paraná.

Para implantar o calçamento, o governo formaliza convênio com o município, repassando recursos para que a prefeitura contrate uma empresa, que fará a obra. O programa abrange regiões do Estado, como a Sudoeste, onde há abundância pedras, como a basáltica, que pode ser usado no calçamento de estradas.

Recentemente, foram concluídos os calçamentos das estradas de Boa Vista de Aparecida e Capitão Leônidas Marques. “Este tipo de calçamento auxilia no escoamento da safra e melhora o acesso do transporte escolar ou aos serviços de saúde”, disse o Richa Filho. Além disso o calçamento poliédrico é bom em regiões de morros, melhorando a trafegabilidade em estradas de chão batido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui